Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19 com origem numa fuga de laboratório? “Extremamente improvável”, diz OMS

29 mar, 2021 - 09:52 • Redação com agências

Os especialistas também não descartaram a transmissão por carne congelada – pista privilegiada por Pequim - julgando que esse cenário é “possível”.

A+ / A-

Veja também:


A transmissão do SARS-CoV-2 de morcegos para humanos através de outro animal é o cenário mais provável para explicar o início da pandemia. A conclusão consta de um relatório da Organização Mundial de Saúde e da China, que considera “extremamente” improvável um incidente num laboratório.

Uma investigação conjunta entre a OMS e especialistas chineses concluiu que a transmissão do novo coronavírus para humanos a partir de um animal intermediário é uma hipótese “provável a muito provável”, enquanto um incidente de laboratório seria “extremamente improvável”.

Os especialistas determinaram que “perante a literatura sobre o papel dos animais de criação como hospedeiros intermediários de doenças emergentes, é necessário realizar outros levantamentos, inclusive numa maior extensão geográfica” na China e em outros lugares.

Este relatório vem confirmar as primeiras conclusões que apresentaram a 9 de fevereiro na cidade chinesa de Wuhan, onde apareceu pela primeira vez o vírus.

Os peritos defenderam a teoria geralmente aceite da transmissão natural do vírus de um animal reservatório – provavelmente o morcego – para o homem, por meio de outro animal que ainda não foi identificado.

Os especialistas também não descartaram a transmissão por carne congelada – pista privilegiada por Pequim - julgando que esse cenário é “possível”.

O relatório recomendou a continuação dos estudos com base nessas três hipóteses, mas descarta a possibilidade de o vírus ter sido transmitido a humanos devido a um acidente de laboratório.

O Governo do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump acusou o Instituto de Virologia de Wuhan, que faz investigações sobre patógenos muito perigosos, de ter deixado o novo coronavírus escapar, voluntariamente ou não.

O relatório é amplamente baseado na visita de uma equipa de especialistas internacionais da OMS a Wuhan - a cidade chinesa onde o SARS-CoV-2 foi detetado pela primeira vez - em meados de janeiro e fevereiro.

A pandemia provocou, pelo menos, 2.777.761 mortos no mundo, resultantes de mais de 126,6 milhões de casos de infeção, segundo o último balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    30 mar, 2021 Funchal 09:32
    A OMS, revelou-se como o elo mais fraco desta pandemia e o mundo ocidental dispensa muito bem esta organização. Só lançam chavões, contradizem-se e nunca saberão a origem do vírus. Além de tudo, como podem exercer autoridade com os países que a sustentam? Eu já não ligo a esta gente.
  • ze
    29 mar, 2021 aldeia 19:07
    Ninguém conta a verdade,os interesses são muitos e a população cada vez é maior!....................
  • Gabriel, Rafael e Mi
    29 mar, 2021 S. Marcos da Serra em 7/3/2021 14:18
    Estamos tristes, porque muitos irmãos, discordaram da nossa mensagem que demos no mês de Fevereiro, a respeito desta epidemia, onde nós dizíamos que o vírus não era obra de laboratórios e de Satanás, mas sim dos homens, mas que eles aproveitaram uma parte dele. Porque também sabemos irmãos, que existirão determinadas epidemias, doenças que pode reduzir a população mundial e que são criadas em laboratórios. Na nossa mensagem não falamos da poluição atmosférica mundial, também é obra dos homens, que está matando muitos irmãos, economicamente desfavorecidos, especialmente em nações em desenvolvimento que têm vindo a ficar para trás na adopção de medidas de combate à poluição atmosférica. A poluição atmosférica irmãos é muito prejudicial para a saúde humana e o ambiente, tem vindo a aumentar cada vez mais e a causar cada vez mais mortes. Meus irmãos, vós estais expostos a muitos metais pesados e a vários produtos químicos, altamente tóxicos, estes estão no ar, na água, nos alimentos, nos mares e nos solos, e ignoreis esse facto. Na verdade irmãos e irmãs vários países, devem reduzir à poluição atmosférica, o mais rápido possível, ou então correm grandes riscos de não poder respirar ar puro. Nós os Arcanjos, somos porta-voz do Senhor e não de Satanás, nunca mais discordem das nossas mensagens. Por isso, irmãos, povo de Deus, ouvi esta recomendação, gravai-a nos vossos corações e encontrareis a Paz. Nós, vos protegemos, e vos devemos guiar até ao Imaculado Coração de Maria.
  • Gabrie, Rafael
    29 mar, 2021 S. Marcos da Serra em 16/2/2021 14:03
    Estamos aqui hoje, para dizer a verdade a respeito desta epidemia. Este vírus irmãos, não é obra dos laboratórios e de satanás, mas eles aproveitaram uma parte dele, mas não foram eles que criaram. Pensem bem meus irmãos o seguinte, os homens estão destruindo as suas bases há muito tempo. Sim eles têm pessoas encarnadas no planeta que agem exactamente como eles querem. Então irmãos, tudo se baseia nisso. Vós colheis o que vós plantais. O que é que o homem fez ao longo do tempo? O homem desmatou, invadiu, incendiou as florestas, mudou o habitat dos animais, alterou o ciclo normal de equilíbrio que havia em todo o planeta. Então muitas doenças que vós tendes hoje são doenças exclusivas do equilíbrio das florestas. Tudo existe meus irmãos em equilíbrio. Doenças que são transmitidas por insectos e animais, são consequências de quê? Da exterminação de muitos pássaros e animais que comiam insectos. Então o desequilíbrio dessas espécies de insectos avançou para as cidades e aldeias. E aí irmãos, tudo começa a aparecer, doenças novas que ninguém conhecia causando morte e pânico. É aí também, onde entram os laboratórios e satanás: disseminar o pânico através da sua mídia. Isso cria o quê? Irmãos! Cria o pânico, cria medo. Hoje irmãos não têm como negar, este estado é consequência das vossas próprias acções. O homem desequilibrou o planeta terra, por isso estão sofrendo o resultado destes desequilíbrios. Bem meus irmãos e irmãs, o aviso está dado como esta e outras epidemias surgiram.

Destaques V+