Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Uber concede estatuto de assalariados a mais de 70 mil motoristas no Reino Unido

17 mar, 2021 - 07:28 • Lusa

A partir desta quarta-feira, estes trabalhadores passam a ter direito ao salário mínimo, férias pagas e podem contribuir para um esquema de poupança-reforma.

A+ / A-

A Uber vai atribuir aos seus motoristas no Reino Unido o estatuto de assalariados, com salário mínimo e férias pagas, uma decisão inédita da empresa norte-americana e uma mudança no modelo de funcionamento da plataforma digital.

O gigante norte-americano de aluguer de automóveis anunciou, na terça-feira, que todos os seus mais de 70 mil condutores no Reino Unido irão receber estes benefícios a partir desta quarta-feira.

Esta é uma mudança profunda para a Uber, cujos condutores têm sido até agora independentes.

A plataforma agiu rapidamente após lançar uma ampla consulta aos seus motoristas e apenas um mês após uma retumbante derrota no Supremo Tribunal.

A mais alta instância judicial do Reino Unido tinha decidido, a 19 de fevereiro, que os motoristas podiam ser considerados "funcionários" e, portanto, beneficiar de direitos laborais.

O tribunal decidiu a favor de um grupo de cerca de 20 motoristas que acreditavam ter direito ao estatuto de trabalhador, dado o tempo ao serviço e o controlo exercido pelo grupo sobre a sua avaliação, por exemplo.

A lei britânica distingue o estatuto dos trabalhadores, que podem receber o salário mínimo e outros benefícios, do dos empregados em sentido estrito (empregados), que beneficiam de um contrato de trabalho na devida forma.

A partir de agora, os condutores de Uber no Reino Unido receberão, pelo menos, o salário mínimo, terão direito a férias pagas e poderão contribuir para um esquema de poupança-reforma, para o qual a empresa irá contribuir.

"Este é um dia importante para os condutores no Reino Unido", assegurou Jamie Heywood, chefe de Uber para a Europa do Norte e Oriental.

"A Uber é apenas uma parte da indústria de reservas de automóveis e esperamos que outros operadores se juntem a nós para melhorar as condições de trabalho destes trabalhadores que são essenciais para a nossa vida quotidiana", disse.

A empresa não revelou o custo destas medidas, que deverá ser substancial numa empresa ainda não lucrativa e em dificuldades por causa das restrições sanitárias.

A empresa diz que o objetivo é assegurar uma compensação transparente e justa para os condutores e oferecer-lhes mais benefícios.

O plano da Uber é poder replicar na Europa o que propôs na Califórnia, ou seja, condutores independentes, mas que recebem uma compensação.

Em França, os motoristas são independentes, embora em 2020 o Tribunal de Cassação tenha reconhecido um antigo motorista como empregado.

Resta saber se o anúncio da Uber poderá ter consequências para outras plataformas digitais no Reino Unido que são símbolos da 'gig economy' ou seja, empregos precários e mal pagos.

A Deliveroo, uma aplicação de entrega de alimentos, está à espera de uma decisão do Tribunal de Recurso de Londres para saber se podem beneficiar de um acordo coletivo, a fim de terem melhores condições de trabalho.

Em Espanha, o governo tomou a liderança, anunciando, na quinta-feira, uma alteração ao seu código de trabalho que agora considera automaticamente os trabalhadores das entregas ao domicílio em todas as plataformas como empregados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+