Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19

Nicolás Maduro recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

06 mar, 2021 - 17:44 • Lusa

Nicolás Maduro lembrou que "há escassez de vacinas no mundo" e que "quase 40 países estão colocando a vacina russa e a União Europeia a está estudando (...) tenho muita fé na combinação entre as vacinas russa, chinesa e cubana".

A+ / A-

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua mulher, Cília Flores, receberam hoje a primeira dose da vacina russa Sputnik V contra o novo coronavírus, no âmbito do programa venezuelano de imunização da população.

O momento da vacinação foi divulgado pelo próprio chefe de Estado numa mensagem através do Twitter, que fez acompanhar por um vídeo, em que além dos dois a ser vacinados é possível ver vários profissionais de saúde.

"Compartilho o momento em que, junto com Cília Fores, recebemos a primeira dose da Sputnik V. Com esta vacina imunizamos grande parte do nosso pessoal médico, e preparamo-nos, adicionando outras vacinas para proteger todo o nosso povo", escreveu.

Segundo a imprensa venezuelana, daqui a 21 dias ambos devem receber a segunda dose da vacina russa.

"Já levamos (usámos) 60% das vacinas russas e segunda-feira arrancamos com as chinesas (...) a nível mundial todos os estudos dizem que a vacina russa é uma vacina de grande poder para gerar imunidade", explica no vídeo.

Nicolás Maduro afirmou ainda que "há escassez de vacinas no mundo" e que "quase 40 países estão colocando a vacina russa e a União Europeia a está estudando (...) tenho muita fé na combinação entre as vacinas russa, chinesa e cubana".

Por outro, adiantou que foi assinado "um acordo com a Organização Panamericana da Saúde, a Organização Mundial da Saúde, para que libertem 300 milhões de dólares (251,7 milhões de euros) que têm sequestrado (em bancos) na Inglaterra".

Na sexta-feira o Presidente Nicolás Maduro ordenou suspender, a partir de 05 de março, todas as atividades públicas, quer do Governo, quer do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, o partido do Governo), até que a "melhore" a situação da pandemia.

"Decidimos, na comissão (para a prevenção da covid-19) limitar os atos e mobilizações públicas, enquanto saímos da situação de alarme pela chegada da variante brasileira", disse.

A suspensão acontece depois de terem sido detetados 10 casos de pacientes infetados com a variante brasileira do novo coronavírus no estado de Bolívar (sul do país, fronteiriço com o Brasil), na cidade de Caracas e no vizinho estado de Miranda.

Entre os atos suspesos está uma marcha, prevista para 08 de março, que iria assinalar o Dia Internacional da Mulher.

A Venezuela recebeu, na terça-feira, meio milhão de doses de vacinas da farmacêutica estatal chinesa Sinopharm contra a covid-19, horas depois de o Governo venezuelano ter aprovado o seu uso no país.

O país recebeu em 13 de fevereiro as primeiras 100 mil doses da vacina russa Sputnik-V, que, segundo o Presidente Nicolás Maduro, foram destinadas à população mais vulnerável, para reduzir a transmissão local do novo coronavírus.

Segundo a imprensa local, a vacinação começou cinco dias depois e, segundo a imprensa local, os idosos foram excluídos.

 Em 17 de fevereiro, Nicolás Maduro anunciou que previa iniciar a imunização geral da população a partir de abril, com vacinas da Rússia, China, Cuba e da plataforma Covax da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Academia Nacional de Medicina (ANM) da Venezuela indicou que o país necessita de 30 milhões de vacinas para imunizar 15 milhões de pessoas, 3,5 milhões de maneira prioritária.

Na Venezuela estão oficialmente confirmados 141.356 casos da covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020. Há ainda 1.371 mortes associadas ao novo coronavírus e 133.454 pessoas recuperaram da doença.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.581.034 mortos no mundo, resultantes de mais de 116 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+