Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Eslováquia pede mais vacinas à UE devido a "situação trágica"

22 fev, 2021 - 16:24 • Reuters

País tem a maior taxa de mortes por milhão de habitante no mundo. "Percebo que todos os países tenham falta de vacinas, mas a Eslováquia precisa mais neste momento", afirma o ministro dos Negócios Estrangeiros.

A+ / A-

O ministro dos negócios estrangeiros da Eslováquia, Ivan Korcok, pediu à União Europeia para enviar vacinas em avanço para o país devido à "situação trágica" que o país vive atualmente na pandemia de Covid-19.

A Eslováquia, com uma população de cerca de 5,5 milhões de pessoas, atingiu recentemente um máximo de 100 mortes num dia, valor mais alto no mundo por milhão de habitante, seguido da República Checa, país vizinho. O país da Europa central tinha, no domingo, 3,672 doentes internados com infeção por Covid-19.

"Vou informar os meus colegas dos negócios estrangeiros dos outros países sobre a situação trágica que temos com a pandemia. Vou perguntar se têm vacinas que não podem utilizar neste momento que possam enviar para nós", afirmou, antes da reunião em Bruxelas.

Ivan Korcok afirma que seria um "bom sinal de cooperação europeia". "Percebo que todos os países tenham falta de vacinas, mas a Eslováquia precisa mais neste momento, porque temos a maior taxa de mortes", diz.

A Eslováquia já pediu à União Europeia ajuda com profissionais de saúde, tendo recebido 10 médicos e 25 enfermeiros estrangeiros no país. Até à data, o país já anunciou 6,577 mortes por Covid-19 e vacinou 272 mil pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • quebra-patente
    22 fev, 2021 Mundo 22:32
    Têm de se por na fila... Ou então têm de se quebrar as patentes e todos os Países começarem a produzir eles próprios, as vacinas

Destaques V+