Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

​EUA deportam ex-guarda de campo de concentração nazi

20 fev, 2021 - 21:23 • Redação

Friedrich Karl Berger, de 95 anos, foi expulso dos EUA depois de duas decisões judiciais que confirmaram a sua participação “na perseguição patrocinada pelos nazis”.

A+ / A-

Um antigo guarda nazi, de 95 anos, foi este sábado deportado dos Estados Unidos, onde viveu nas últimas décadas, para a Alemanha.

Friedrich Karl Berger foi expulso dos EUA depois de duas decisões judiciais que confirmaram a sua participação “na perseguição patrocinada pelos nazis”.

Depois da II Guerra Mundial, Friedrich Karl Berger deixou a Alemanha e refez a sua vida do outro lado do Atlântico. Atualmente, vivia no estado norte-americano do Tennessee.

Em fevereiro do ano passado, um juiz de Memphis decretou a deportação do antigo guarda nazi que trabalhou no campo de concentração de Neuengamme, nos arredores de Hamburgo.


Neuengamme recebeu cerca de 100 mil presos judeus, russos, polacos, holandês e franceses - estima-se que metade tenha morrido -, que eram mantidos em reclusão em condições “atrozes” e em regime de trabalho forçado, até à morte ou à exaustão, refere um comunicado do Departamento de Estado norte-americano.

O campo de Neuengamme foi abandonado em março de 1945 e Friedrich Karl Berger ajudou a transferir prisioneiros para outras instalações, segundo apurou o tribunal.

A viagem de duas semanas até à nova prisão aconteceu em “condições desumanas” e cerca de 70 prisioneiros morreram.

Durante o julgamento nos Estados Unidos, Berger admitiu que guardou os presos para evitar que estes fugissem, nunca pediu transferência do campo de concentração e ainda recebia uma reforma da Alemanha pelos tempos da guerra.

De acordo com o procurador norte-americano Monty Wilkinson, Berger foi deportado para a Alemanha porque os Estados Unidos não são um “porto de abrigo para os participantes nos crimes nazis” durante a II Guerra Mundial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+