Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Comissário europeu visita fabricantes de vacinas para acelerar produção

13 fev, 2021 - 09:09 • Lusa

Processo de vacinação na União Europeia está a ser marcado por atrasos nas entregas aos Estados-membros.

A+ / A-

O comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, vai visitar fabricantes de vacinas contra a covid-19 para tentar acelerar o processo de vacinação na União Europeia (UE), que está a ser marcado por atrasos nas entregas aos Estados-membros.

Depois de uma primeira visita na passada quarta-feira à unidade de produção de vacinas contra a covid-19 da Thermo Fisher Scientific (subcontratante da AstraZeneca) na Bélgica, Thierry Breton irá “visitar outras fábricas nas próximas semanas”, disse à agência Lusa fonte do gabinete do comissário europeu.

“O objetivo é permitir aos fabricantes assinalar quaisquer eventuais dificuldades com a produção, nas quebras na cadeia de abastecimento e na disponibilidade de matérias-primas e tentar ajudar a resolver estes problemas”, refere a mesma fonte, numa alusão ao facto de estas vacinas serem compostas por várias componentes.

Estas ações presenciais de Thierry Breton, que conhece bem a indústria por ter já sido presidente executivo de várias empresas em França, surgem por o comissário europeu francês ter sido nomeado como líder de um grupo de trabalho sobre a produção de vacinas contra a covid-19, numa altura de grande tensão entre Bruxelas e as farmacêuticas.

Depois de algumas farmacêuticas (como a AstraZeneca) terem informado a instituição de que irão entregar menos doses do que as acordadas para o primeiro trimestre de 2021, Bruxelas criou então este grupo para tentar resolver a atual capacidade insuficiente de produção para os 27 Estados-membros, o que já levou a atrasos na distribuição, nomeadamente para Portugal.

“A ‘task force’ reunirá empresas ao longo da cadeia de abastecimento para identificar e resolver coletivamente as dificuldades. Irá também fornecer apoio operacional às empresas com quaisquer questões relativas à produção industrial”, explicou a fonte do gabinete de Breton à Lusa.

Será, ainda, estabelecido um “programa de preparação, cujo objetivo é desenvolver e produzir as vacinas para combater as novas variantes do vírus”, adianta.

Questionado pela Lusa se um dos objetivos do grupo de trabalho é encontrar novos locais de produção no espaço comunitário, a fonte observou que “uma das formas mais rápidas de aumentar a produção é, de facto, envolver as instalações da UE que têm capacidades relevantes disponíveis”.

Para tal, existem já “empresas em contacto com outras para as ajudarem na produção”, exemplificou a fonte, numa alusão ao anúncio feito por exemplo pela farmacêutica Sanofi, que vai produzir 125 milhões de doses da vacina da Pfizer e da BioNTech.

“A Comissão está a encorajar, e facilitará, se necessário, este tipo de acordos”, adiantou.

A UE tem uma carteira de oito vacinas contra a covid-19, que além das já aprovadas e em uso (Pfizer e BioNTech, Moderna e AstraZeneca), inclui as da Sanofi-GSK, Janssen Pharmaceutica NV e CureVac, para as quais já foram formalizados contratos de aquisição, e as da Novavax e Valneva, para as quais foram apenas concluídas conversações exploratórias.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.368.493 mortos no mundo, resultantes de mais de 107,7 milhões de casos de infeção.

Em Portugal, morreram 15.034 pessoas dos 781.223 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+