Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OMS pede entendimentos para aumentar produção de vacinas

11 fev, 2021 - 12:16 • Manuela Pires com redação

Perto de oito milhões de pessoas de 29 países já estão imunizadas, mas lembra que isso representa apenas 1,5 por cento da população desses países.

A+ / A-

O director regional da Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, defende a necessidade de se aumentar a produção de vacinas contra a covid-19.

Hans Kluge diz que perto de oito milhões de pessoas de 29 países já estão imunizadas, mas lembra que isso representa apenas 1,5 por cento da população desses países, pelo que apela a uma união de esforços entre todos para produzir mais vacinas.

"Há uma linha muito estreita entre a esperança numa vacina e uma sensação falsa de segurança. Com base na informação de 29 dos 37 países onde está a decorrer a vacinação, 7,8 milhões de pessoas estão imunizadas, mas isso quer dizer apenas, 1,5 por cento da população de cada um desses 29 países."

"O que pedimos é uma solidariedade sem precedentes entre os produtores das vacinas. Para encontrarem sinergias entre os produtores europeus. Estamos a falar num acordo massivo entre o publico e o privado que é agora mais urgente do que nunca", apelou Kluge.

Esta quinta-feira, a OMS Europa assinou um acordo com a União Europeia para garantir a vacinação em seis países: Arménia, Azerbeijao, Bielorrusia, Geórgia, Ucrânia e República da Moldávia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    11 fev, 2021 Lisboa 14:00
    O único entendimento seria a quebra das patentes e pôr todos os laboratórios com capacidade para isso, a produzi-las em massa. Mas Bruxelas já tomou contacto com a sua pequenez e afastou esse cenário.

Destaques V+