Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Espanha prolonga fecho de fronteiras com Portugal até 1 de março

09 fev, 2021 - 08:45 • Sofia Freitas Moreira com Redação

Anúncio foi feito pelo governo de Madrid. Existem 14 pontos de passagem autorizados

A+ / A-

Veja também:


Espanha prolongou até 1 de março os controlos nas fronteiras terrestres com Portugal, com as mesmas limitações aplicadas anteriormente.

Segundo o jornal espanhol El País, o anúncio consta do despacho publicado, esta terça-feira, no Boletim Oficial do Estado (BOE), que entra em vigor um dia antes do fim do anterior que estabelecia os controlos fronteiriços do primeiro período para tentar conter a propagação da Covid-19.

O documento estabelece que apenas os cidadãos residentes em território espanhol ou companheiros, bem como familiares diretos, trabalhadores transfronteiriços e outros casos excecionais podem entrar em Espanha, a partir de Portugal.

A circulação é assim limitada entre os dois países, em 14 pontos de passagem autorizados, a transporte de mercadorias, trabalho, veículos de emergência e socorro e serviços de urgência.

Segundo disse fonte do Governo à Renascença, a decisão foi articulada com as autoridades nacionais e o anúncio foi feito por Espanha por acabar na quarta-feira o primeiro período de encerramento de fronteiras em território espanhol. Portugal deve anunciar até dia 15 de fevereiro a mesma renovação.

Há oito pontos de passagem permanentes, a funcionar 24 horas por dia, em Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Marvão, Caia, Vila Verde e Castro Marim. Há ainda cinco pontos de passagem nos dias úteis em Monção, Miranda do Douro, Termas de Monfortinho, Mourão e Barrancos.

O de Rio de Onor nfunciona às quartas-feiras e aos sábados, das 10h00 às 12h00.

Segundo o despacho espanhol, a gravidade das medidas restritivas de mobilidade vigentes nos dois países sugere a manutenção dos controlos fronteiriços terrestres entre Portugal e Espanha "com as mesmas limitações aplicadas durante os dez dias iniciais".

"Para este efeito, realizaram-se as devidas reuniões de coordenação com as autoridades portuguesas. A medida estende-se até ao final do mês de fevereiro", indica ainda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    09 fev, 2021 Ílhavo 09:02
    Pois, ... eles é que parece que sabem - tarde, ... mas ainda assim mais cedo que nós. Nós, os espertos (e os "melhores do mundo") é que nos pusemos em bicos de pé na primeira fase para solenemente reabrirmos a fronteira (foi, não foi, lembram-se?) e, desde então, "protestámos" sempre veementemente (isto é alguém - adivinhem quem - indevidamente, em nosso nome) de cada vez que algum outro país, cheíssimo de juízo, nos fechava as fronteiras ou impunha restrições de viagem aos seus nacionais. Agora, alguém vai de novo protestar? [Então, não passámos desde ontem a ser o país que parece estar a "recuperar" mais depressa (no mundo inteiro)?]

Destaques V+