Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Biden quer reunir famílias separadas na fronteira. “Vamos desfazer a vergonha moral”

03 fev, 2021 - 08:02 • Marta Grosso

Pelo menos 5.500 crianças foram separadas dos adultos ao chegar à fronteira com os Estados Unidos entre 2017 e 2018, fruto da política de imigração do anterior Presidente norte-americano, Donald Trump.

A+ / A-

O Presidente norte-americano assinou três ações executivas com vista a alterar a política de imigração do seu antecessor e reunir famílias de migrantes separadas na fronteira.

“Vamos trabalhar para desfazer a vergonha moral e nacional da administração anterior, que, literalmente – não figurativamente, arrancou crianças dos braços de suas famílias, mães e pais, na fronteira e sem qualquer plano, absolutamente nenhum, para as reunificar e que ainda estão sob custódia”, afirmou Joe Biden na Casa Branca.

Para tal, será criada uma “task force” liderada pelo secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, com elementos de várias agências para supervisionar as reunificações familiares.

O objetivo é reunir as cerca de 600/700 crianças que ainda estão separadas das suas famílias. Entre 2017 e 2018, sob a administração Trump, foram separadas, ao longo da fronteira, pelo menos 5.500 crianças dos adultos que as acompanhavam.

As duas outras ordens executivas assinadas por Biden na terça-feira visam uma revisão das políticas de imigração quem durante a era Trump, reduziram o asilo, desaceleraram a imigração legal para os EUA e cancelaram o financiamento para países estrangeiros.

O Presidente norte-americano propôs ainda legislação para legalizar cerca de 11 milhões de pessoas indocumentadas a viver nos Estados Unidos, mas não é sua intenção provocar um aumento da imigração ilegal na fronteira Sul, referem analistas citados pela BBC.

O governo está comprometido com a construção de um sistema de imigração "moral" e "humano", mas, até que isso aconteça, "não é hora de vir para os Estados Unidos", afirmou a secretária de imprensa, Jen Psaki, na terça-feira, na Casa Branca.

"Preciso do meu pai!" Filhos de imigrantes separados da família nos EUA (e muitos culpam Donald Trump)
"Preciso do meu pai!" Filhos de imigrantes separados da família nos EUA (e muitos culpam Donald Trump)
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+