Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Coronavírus

Alemanha quer deixar idosos fora das prioridades na vacina da AstraZeneca

30 jan, 2021 - 20:33 • Lusa

Em causa estão suspeitas sobre a eficácia da vacina para pessoas acima dos 65 anos.

A+ / A-

Veja também:


O governo alemão pondera deixar as pessoas com mais de 65 anos fora do acesso prioritário à vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 por suspeita de falta de eficácia neste grupo etário, admitiu este sábado o ministro da Saúde.

Um dia depois da aprovação desta vacina pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) – a terceira, após a autorização às vacinas desenvolvidas pela Pfizer/BioNTech e pela Moderna -, o executivo alemão reitera a sua desconfiança, seguindo o conselho dos seus peritos, que alegam que “não existem dados suficientes para fazer uma declaração sobre a eficácia" da vacina nos idosos.

“Teremos agora de rever a ordem de vacina" devido às "limitações de idade da vacina da AstraZeneca", afirmou o ministro Jens Spahn, que assegurou querer “aplicar” a recomendação emitida pelos especialistas nacionais, em sentido contrário à posição da EMA, que autorizou a introdução da vacina no mercado sem restrições etárias acima dos 18 anos.

A autorização oficial das autoridades alemãs deve ser conhecida no início da próxima semana, uma vez que a chanceler Angela Merkel convocou uma reunião com as entidades sanitárias sobre o assunto para segunda-feira.

Jens Spahn apontou a administração da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca preferencialmente aos profissionais de saúde, num momento em que, segundo o Instituto Robert Koch de Vigilância Sanitária, 2,2% da população alemã tinha recebido pelo menos uma dose de vacina até sexta-feira.

Apesar da polémica em torno dos atrasos na entrega das vacinas, o governante alemão adiantou hoje que o país esperava receber “cinco milhões de doses adicionais até 22 de fevereiro", entre as três vacinas já aprovadas.

A Alemanha registou 12.321 novos casos de Covid-19 e 794 mortes nas últimas 24 horas, segundo dados do Instituto Robert Koch, que indicam que os principais números continuam a cair no país mais populoso da União Europeia.

Desde o início da pandemia, o país registou um total de 2.205.171 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 e 56.546 mortes por Covid-19.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.206.873 mortos resultantes de mais de 102 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+