Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19. Luxemburgo disponível para receber doentes de Portugal

19 jan, 2021 - 14:18 • Daniela Espírito Santo

Ministra da Saúde luxemburguesa, Paulette Lenert, mostrou abertura para tal cenário, caso o Governo português peça ajuda.

A+ / A-

O Governo luxemburguês mostrou, esta terça-feira, disponibilidade para receber pacientes com covid-19 oriundos de Portugal, caso o executivo assim o deseje.

A abertura foi dada pela ministra da Saúde luxemburguesa, Paulette Lenert, que assegurou a disponibilidade do país a tal cenário, adianta o jornal Contacto.

A decisão foi anunciada em resposta a deputados do Partido Pirata, que enviaram uma missiva onde questionavam o executivo luxemburguês sobre essa possibilidade, tendo em conta os "laços muito profundos que unem cidadãos portugueses e luxemburgueses".

Em resposta, Lenert adianta que o Governo luxemburguês está pronto a avançar, se for feito um pedido nesse sentido por parte de Portugal.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, Jean Asselborn, mostrou disponibilidade para receber doentes lusos para "aliviar" os hospitais de Portugal, mas assegura que o executivo liderado por António Costa ainda não fez chegar nenhum pedido nesse sentido, é dito no jornal Lux 24.

Não seria, de resto, a primeira vez que o Grão-Ducado receberia doentes covid de outros países: durante a primeira vaga, os hospitais do país receberam doentes franceses.

Segundo o jornal Contacto, o Luxemburgo registou, na semana passada, uma média de 147 novos casos diários de covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+