Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Joe Biden classifica invasores do Capitólio como "terroristas domésticos"

07 jan, 2021 - 19:37 • André Rodrigues com agências

Presidente eleito alega que os manifestantes que invadiram o Capitólio enfrentaram um dispositivo de segurança bastante reduzido em comparação com os manifestantes do movimento Black Lives Matter que, no verão, se insurgiram contra a morte de George Floyd às mãos da polícia. "É totalmente inaceitável", diz Joe Biden.

A+ / A-

O Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, classificou o ataque o ataque ao Capitólio como “um dos dias mais sombrios da história do país, um ataque à democracia fomentado pelo presidente Donald Trump”.

Falando a partir de Wilmington, no Delaware, onde apresentou a futura composição do Departamento de Justiça da sua administração, Joe Biden voltou a lamentar os acontecimentos desta quarta-feira e classificou os apoiantes de Trump, que invadiram o Capitólio, como "terroristas domésticos".

“Não foi dissidência, não foi desordem, não foi um protesto, não eram manifestantes”, sublinhou o Presidente eleito dos EUA.

Joe Biden referiu-se, também, ao que considerou serem as diferenças de tratamento por parte da polícia em relação aos apoiantes de Donald Trump por comparação com os ativistas do movimento Black Lives Matter.

Socorrendo-se de uma mensagem enviada por uma das suas netas, Biden comparou o aparato de segurança desta quarta-feira dentro e fora do Capitólio – quando era do conhecimento geral que algo do género estava a ser preparado há várias semanas através das redes sociais – com a elevada concentração de agentes e elementos das forças armadas para guardar o Lincoln Memorial, no verão passado, onde centenas de pessoas se juntaram em protesto contra o assassinato de George Floyd às mãos da polícia.

“Ninguém pode dizer que, se tivesse sido um grupo de ativistas do movimento Black Lives Matter a protestar ontem, eles não teriam sido tratados de forma muito, muito diferente da multidão de bandidos que invadiu o Capitólio. Todos sabemos que isso é verdade e é totalmente inaceitável!”, alegou Biden.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    08 jan, 2021 Lisboa 00:45
    E tem razão. Resta saber porque é que a polícia nada vez para combater essa escumalha... Na verdade eu até sei...

Destaques V+