Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gripe das aves

Índia vai abater dezenas de milhares de aves

07 jan, 2021 - 11:52 • Sofia Freitas Moreira com agências

O vírus foi detetado em patos, corvos e gansos selvagens.

A+ / A-

Apesar de ser o segundo país no mundo mais afetado pela pandemia de Covid-19, há outro vírus que está a preocupar a Índia. Depois de, pelo menos, uma dúzia de localidades ter reportado casos de gripe das aves, o governo decidiu iniciar uma operação de abate em massa de aves.

O vírus foi detetado em patos, corvos e gansos selvagens. O ministro indiano da Pesca, Pecuária e Lácteos emitiu um alerta, na quarta-feira, apelando aos estados para tomarem medidas, de forma a controlar a propagação da doença.

Na última terça-feira, o estado de Kerala, no Sul do país, ordenou o abate de mais 38 mil aves criadas em cativeiro. A decisão surgiu após terem sido detetadas vários animais mortas, infetadas com gripe das aves.

Cerca de 17 mil aves já foram abatidas e ovos foram destruídos no estado.

O estado, a Norte, de Himachal Pradesh reportou a morte de mais de três mil aves que não resistiram à gripe, maioritariamente gansos de num santuário selvagem.

Segundo a CNN, que cita fonte do governo indiano, as aves afetadas pela gripe são migratórias, que entram no país durante a estação do inverno.

Não há casos de infeção humana reportados no país, até à data.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+