Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tempestade Chalene está a chegar a Moçambique com ventos de 110 km/h

29 dez, 2020 - 13:58 • Redação

População tenta procurar abrigos e conseguir comida. A autarquia da Beira acionou comités de riscos de calamidades e criou espaços de abrigo seguros.

A+ / A-

Em Moçambique, a população está a preparar-se para a chegada da tempestade Chalane que segue com ventos a 110km/hora e deverá atingir esta madrugada o centro do país.

No terreno, há escolas que estão a ser transformadas em abrigos e a população está a armazenar alimentos para os próximos dias. O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) em Sofala prevê que, no pior cenário, a tempestade tropical afete cerca de 71 070 pessoas, das quais 23 230 na cidade da Beira.

É o que dá conta Beto Oliveira, residente na Beira, onde os efeitos da tempestade se devem começar a sentir durante a madrugada.

"As pessoas estão a ir para as escolas para conseguirem abrigo. Estão a comprar lanternas e velas, tentamos também comprar comida para estarmos preparados", disse Beto à Renascença.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inam) de Moçambique emitiu um alerta vermelho devido à tempestade tropical Chalane que deverá atingir a costa moçambicana esta madrugada, sobretudo as províncias de Zambézia e Sofala, no centro do país.

A população é aconselhada a ficar em casa e evitar lugares considerados de risco, lembrando a experiência do ciclone Idai, que em março de 2019 atingiu o centro de Moçambique, provocando 604 mortos e mais de 1,8 milhões de pessoas afetadas.

Além das medidas recomendadas à população, a autarquia da Beira acionou comités de riscos de calamidades e criou espaços de abrigo seguros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+