Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Natal em Portugal é miragem. Motoristas no Reino Unido aguardam por testes à Covid-19

24 dez, 2020 - 09:14 • Cristina Nascimento

Carlos Loureiro, um dos camionista portugueses presos na fronteira com a França, confirma à Renascença que a tensão já se esbateu. No entanto, com o ritmo tão baixo, espera apenas ter resultado na mão "lá para o fim do dia".

A+ / A-
Camionista retido em Dover vê "luz ao fundo do túnel", mas prevê mais "uns dias" de espera
Camionista retido em Dover vê "luz ao fundo do túnel", mas prevê mais "uns dias" de espera

Veja também:


Ainda à espera de fazer testes à Covid-19, muitos motoristas portugueses aguardam a sua vez perto do porto de Dover, no sul do Reino Unido. A situação está mais calma, mas passar o Natal em Portugal já vai ser impossível.

Carlos Loureiro é um dos motoristas portugueses que espera fazer ainda esta quinta-feira o teste ao novo coronavírus.

“Estamos a ir em direção ao porto muito paulatinamente, mas ainda não sabemos o que vai acontecer em relação aos testes. Ninguém nos informou de nada", refere, em declarações à Renascença.

Carlos Loureiro diz que, nesta véspera de Natal "está mais tranquilo, não há buzinadelas". Ainda assim, prevê que, "por este andar, só lá para o fim do dia" conseguirá fazer o teste. O resultado deverá tardar 40 minutos, revela.

O tráfego de camiões entre o Reino Unido e França foi suspenso durante 48 horas, face ao surgimento da nova estirpe do vírus SARS-CoV-2, detetada em território britânico e que pode ser até 70% mais contagiosa.

Do lado francês, é exigido um teste negativo à Covid-19 para deixar passar camionistas. As autoridades britânicas garante estar a testar à velocidade de 300 pessoas por hora.

Cerca de 10.000 camiões cruzam a fronteira entre o Reino Unido e França por esta altura do ano, para transportar, principalmente, produtos alimentares e outros relacionadas com as festividades.

Vários camionistas protestaram o encerramento da fronteira e envolveram-se em confrontos com a polícia britânica, frustrados com as horas de viagem que ainda tinham pela frente. Cada vez mais presente está a ideia de que não deverão chegar a casa a tempo do Natal.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+