Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Trump veta pacote de 740 mil milhões para a Defesa. "É uma 'prenda' para a China e a Rússia"

23 dez, 2020 - 21:12 • Reuters

Tanto o Senado (controlado pelos republicanos) como a Câmara dos Representantes (de maioria democrata) aprovaram o NDAA para 2021 com margens superiores a dois terços do total de votos -- a condição para o Congresso poder anular um veto presidencial.

A+ / A-

O Presidente dos EUA, Donald Trump, vetou esta quarta-feira, a um mês de abandonar a presidência, o pacote de 740 mil milhões de dólares orçamentados para o Departamento da Defesa, apesar do forte apoio bipartidários dos legisladores no Congresso, elevando a possibilidade de este orçamento falhar aprovação pela primeira vez em 60 anos.

A proposta de Lei de Autorização da Defesa Nacional (NDAA) apresentada para 2021 "não inclui medidas essenciais de segurança nacional, inclui alíneas que não respeitam os nossos veteranos e a história do nosso Exército e contradiz os esforços da minha administração para pôr a América em primeiro lugar através da nossa segurança nacional e ações de política externa", criticou o Presidente cessante.

"É uma 'prenda' para a China e a Rússia", adiantou na mensagem enviada à Câmara dos Representantes.

Apesar de os seus oito vetos anteriores terem sido aceites pela maioria republicana no Congresso, desta vez os analistas antecipam que Trump não deverá obter este apoio, a poucas semanas de abandonar a Casa Branca, a 20 de janeiro.

Tanto o Senado (controlado pelos republicanos) como a Câmara dos Representantes (de maioria democrata) aprovaram o NDAA para 2021 com margens superiores a dois terços do total de votos -- a condição para o Congresso poder anular um veto presidencial.

Isto significa que Trump terá de persuadir dezenas de elementos do Partido Republicano a deitarem fora quase um ano de trabalho investido no projeto-lei de 4.500 páginas e recomeçar o processo.

No Senado, a proposta de Orçamento de Defesa foi aprovada com 84 votos a favor e 13 contra, com os "chumbos" a virem sobretudo dos democratas liberais e dos republicanos mais conservadores.

Na Câmara dos Representantes, o NDAA recebeu luz verde de 335 legisladores contra 78, com parte dos votos contra a virem sobretudo de democratas liberais, que não deverão apoiar o veto de Trump.

O projeto-lei orçamental determina tudo do setor da Defesa, desde quantos navios são comprados até quais os salários na hierarquia militar e como responder a ameaças geopolíticas.

O NDAA para 2021 que Trump vetou é fruto do trabalho bipartidário de meses, combinando distintas medidas aprovadas individualmente nas duas câmaras de maioria oposta.

O efeito imediato do veto de Trump, caso não seja revertido, é o atraso no aumento salarial de 3% para os soldados destacados em missões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+