Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Eutanásia

Espanha mais próxima de legalizar a eutanásia

17 dez, 2020 - 17:25 • Filipe d'Avillez com Reuters

Manifestantes à porta das cortes em Madrid ostentaram uma faixa a chamar ao executivo um “Governo da Morte”. Se o senado não levantar objeções, o diploma pode tornar-se lei na próxima primavera.

A+ / A-

Espanha deu esta quinta-feira mais um passo rumo à legalização da eutanásia, com a aprovação de um diploma na câmara baixa das cortes, o parlamento espanhol.

A lei, que prevê a legalização da eutanásia para pessoas com doenças graves, debilitantes e que causam sofrimento incomportável, foi aprovada com 193 votos a favor e 138 contra, após um aceso debate.

A coligação de esquerda votou a favor da lei, com o Partido Popular e o Vox a manifestar-se contra. Fora do parlamento houve uma manifestação contra a decisão, com várias pessoas a ostentar cartazes e faixas a apelidar o executivo de esquerda de “Governo da Morte”.

Caso o processo avance, Espanha poderá legalizar definitivamente a eutanásia até à primavera de 2021 e tornar-se assim o quarto país da União Europeia a fazê-lo, depois da Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Portugal tem também uma lei da eutanásia em discussão, que deve ser votada novamente em breve depois de a deputada Isabel Moreira ter concentrado as várias propostas que foram aprovadas pelo Parlamento num só diploma de consenso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francelina Pinho
    18 dez, 2020 Cascais 14:40
    Os homens perderam "O NORTE! ao não defenderem a vida humana, bem que recebemos como "dpm " do Criador, para nossa grande felicidade, junto d'Ele, um dia, na Eternidade. Mas o ser humano não é dono da vida. Quem a regula é Deus Criador. A Ele pertence o dar-lhe início e fim. Respeito máximo pela vida ...

Destaques V+