Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

"Apagão" mundial nas aplicações YouTube, Gmail e Google Drive

14 dez, 2020 - 12:23 • Cristina Nascimento

O raro problema geral no universo Google durou cerca de 45 minutos e afetou milhões de utilizadores em todo o mundo. À Renascença, porta-voz da empresa diz que interrupção se deveu a "uma questão relacionada com a cota de armazenamento interno".

A+ / A-

Todas as aplicações Google, incluindo o YouTube, o Gmail e o Docs, sofreram esta segunda-feira um raro "apagão" generalizado em várias regiões do mundo, incluindo Portugal.

O problema no universo Google, que afetou milhões de utilizadores, começou esta segunda-feira por volta do meio-dia (hora de Lisboa), confirma a Google, e durou cerca de uma hora.

"Sabemos que muitos de vocês estão a ter problemas em aceder ao YouTube neste momento - a nossa equipa já tem conhecimento está a tratar do assunto", adiantou o popular serviço de vídeo na rede social Twitter.

Pelas 13h15 (hora portuguesa), o YouTube voltou a fazer uma nova publicação a anunciar que já estava a funcionar normalmente.


O site especializado Downdetector mostra mapas que comprovam que a anomalia foi registada em todo o mundo.

Os utilizadores de várias regiões do mundo, incluindo Portugal, enfrentaram problemas, por exemplo, para aceder ao Google Docs, Maps, utilizar o serviço de correio eletrónico Gmail ou o YouTube.

Pelas 12h45, alguns serviços já estavam a funcionar em Portugal, nomeadamente o Gmail e o Google Docs.

À Renascença, o porta-voz da Google em Portugal confirmou que foi registada uma "interrupção do sistema de autenticação durante aproximadamente 45 minutos devido a uma questão relacionada com a cota de armazenamento interno".

A empresa adianta que "os serviços que exigiam o registo dos utilizadores apresentaram taxas elevadas de erro durante esse período", sendo que "o problema do sistema de autenticação foi resolvido às 12h32 em Lisboa", com todos os serviços restaurados.

A Google vai agora "realizar uma análise completa para garantir que este problema não volte a ocorrer no futuro".

Na semana passada, as aplicações Instagram (no serviço de mensagens) e Messenger, propriedade do Facebook, também já tinham sofrido um "apagão" a nível mundial.

[notícia atualizada às 16h45 com esclarecimento da empresa]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+