Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Web Summit

​Depois da Covid, mortes por gripe podem cair para metade, diz epidemiologista

02 dez, 2020 - 22:11 • Cristina Nascimento

Especialista norte-americano diz que nunca aprendemos tanto em tão pouco sobre uma patologia e deixou, na Web Summit, uma mensagem de esperança. Ainda assim, termina com o repto: Ainda estamos em pandemia, use a máscara, lave as mãos.

A+ / A-

Todas as notícias sobre a Web Summit


O epidemiologista Dorry Segev acredita que, depois da Covid-19, as mortes devido à gripe sazonal podem cair para metade.

Morrem por ano cerca de 800 mil pessoas por ano, lembrou o especialista, mostrando-se otimista que, nos próximos anos, este número possa cair acentuadamente.

“Provavelmente, nunca mais será aceitável outra vez aparecer no trabalho a espirrar e a tossir sobretudo sem máscara. É provável que as mortes por gripe possam cair para metade durante muitos anos por causa dos hábitos desenvolvidos durante esta pandemia”, diz Segev.

Na intervenção feita na Web Summit, esta quarta-feira, Segev quis deixar um sinal de otimismo e destacar o que já se aprendeu nesta pandemia. A primeira coisa que destacou é precisamente o conhecimento alcançado.

“Aprendemos mais sobre este vírus em menos de um ano do que qualquer outra patologia na história humana”, disse.

Segev destacou ainda que uma das lições aprendidas é “simples medidas de saúde pública como usar máscaras e o distanciamento resultam mesmo”.

No que toca ao uso da máscara, este epidemiologista sublinhou em particular que a mais recente evidência científica demonstra que usar máscara protege os outros, mas também protege quem usa e que, mesmo nos casos em que uma pessoa acabe por ficar infetada, se tiver usado máscara, a “carga viral é mais reduzida e por isso tende a desenvolver sintomas mais ligeiros”.

O especialista diz ainda que todo o conhecimento acumulado ao longo dos últimos meses já está a ter um impacto positivo. “Os dados das vagas mais recentes apontam para uma taxa de mortalidade mais baixa do que nas primeiras vagas, o que é um bom sinal”, diz.

Sobre a imunidade, Dory Segev conclui que também há boas notícias: há evidência que uma resposta eficaz de anticorpos em muitas pessoas durante vários meses, após a infeção”, afirma.

Apesar de vários aspetos positivos, Segev terminou a exposição lembrando que o tempo ainda é de pandemia e por isso a máscara é para usar, as mãos precisam de ser desinfetadas, as bolhas têm de ser respeitadas e os abraços deixa-se para um futuro que se espera breve.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+