Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

G20

Guterres "dececionado" com resultados do G20 sobre dívida e clima

23 nov, 2020 - 21:16 • Lusa

Secretário-Geral das Nações Unidas considera insuficiente o compromisso do G20 para o alívio da dívida aos países mais pobres, mas congratula-se com os compromissos relativamente à vacina contra a Covid-19.

A+ / A-

O secretário-geral da Nações Unidas diz-se “dececionado” com os resultados da cimeira do G20 sobre as questões da dívida e do clima, apesar de se congratular com os compromissos relativamente às vacinas contra a Covid-19.

Segundo Stéphane Dujarric, porta-voz da ONU, António Guterres mostrou-se “satisfeito” por a cimeira das 20 economias mais industrializadas do mundo, organizada pela Arábia Saudita, ter dado, no comunicado final, um “forte sinal de compromisso” para que as vacinas contra o novo coronavírus constituam um “bem público mundial”.

Por outro lado, o secretário-geral das Nações Unidas mostrou-se, também, agradado com as promessas feitas pelo Programa Mundial de Vacinação (Covax) mesmo que o dinheiro demore a chegar.

O Programa Mundial de Vacinação, batizado como Covax e coliderado pela Gavi (Aliança de Vacinação), necessita de cerca de 4.000 milhões de dólares adicionais (cerca de 3.380 milhões de euros) para assegurar a distribuição equitativa das vacinas e dos equipamentos médicos.

“Sobre o alívio da dívida aos países mais desfavorecidos, o comunicado final é um passo na direção certa, mas o secretário-geral considera-o insuficiente. [Guterres] teria desejado ver iniciativas mais globais sobre a dívida e sobre a liquidez”, sublinhou Dujarric.

Os líderes do G20 prometeram adotar uma iniciativa já aprovada para a suspensão do serviço da dívida que permite aos países pobres adiar o pagamento de juros até junho de 2021.

Antes da cimeira, Guterres pediu que a suspensão fosse estendida aos países de rendimento médio em grande dificuldade e que fosse estendida até ao final de 2021.

O G20 não o seguiu, limitando-se a indicar que vai “analisar” a questão na primavera.

“Sobre a questão das mudanças climáticas, [Guterres] está dececionado com a linguagem usada no comunicado final, que não reflete o movimento global observado no meio empresarial e entre vários governos no que diz respeito à neutralidade de carbono”, finalizou o porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas.

No comunicado final, num tom consensual, mas pobre em anúncios concretos, os líderes do G20 prometeram “não desistir de nenhum esforço” para garantir o acesso equitativo às vacinas contra a covid-19.

“Não desistiremos de nenhum esforço para garantir o acesso equitativo [às vacinas, testes e tratamentos] para todos”, indica-se no texto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+