Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Com novo máximo diário de mortes por Covid-19, Turquia aperta restrições

20 nov, 2020 - 18:49 • Lusa

Morreram 141 pessaos nas últimas 24 horas no país. O recorde anterior tinha sido registado a 19 de abril, com 127 óbitos.

A+ / A-

Veja também:


A Turquia anunciou esta sexta-feira que registou 141 mortes ligadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde no país, pouco antes da entrada em vigor e mais restrições destinadas a conter a propagação do coronavírus.

Os óbitos agora anunciados pelo Ministério da Saúde elevaram o número total de vítimas mortais da epidemia no país para 12.084, em mais de 435 mil casos oficialmente contabilizados. O recorde anterior de mortes foi registado a 19 de abril, com 127.

Os últimos números foram anunciados pouco antes da entrada em vigor, na noite de hoje, de uma série de medidas destinadas a desacelerar a progressão da epidemia.

Restaurantes e cafés só poderão oferecer vendas em registo ‘take-away’ e os turcos não poderão sair nos fins de semana entre as 20:00 e as 10:00.

Além disso, centros comerciais, supermercados e cabeleireiros terão de encerrar todas as atividades a partir das 20:00 de sexta-feira e os cinemas vão ficar fechados até ao final do ano. O ensino também será feito à distância, até ao final de dezembro.

Ao anunciar as restrições na terça-feira, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, alertou que, se a epidemia continuar a piorar, o Governo “será forçado a considerar medidas ainda mais dolorosas”.

Organizações de médicos afirmam que o número real de casos e mortes na Turquia é muito maior do que o relatado pelo Ministério da Saúde.

O presidente da Câmara de Istambul, Ekrem Imamoglu, opositor de Erdogan, pediu na semana passada que confinasse a capital económica do país, particularmente afetada.

Segundo ele, o número de pessoas que morrem todos os dias em Istambul é maior do que o anunciado diariamente pelo Governo em todo o país.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.360.914 mortos resultantes de mais de 56,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+