Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Europa

Estudo alerta para nova doença cardiovascular em crianças associada à Covid-19

18 nov, 2020 - 21:54 • Lusa

A segunda revista mundial com maior impacto em Cardiologia, a Circulação, recomenda este artigo a todos os pediatras resultante de um estudo multicêntrico, ou seja, para o qual contribuíram 55 centros de investigação na Europa.

A+ / A-

Veja também:


Um estudo europeu sobre os efeitos cardiovasculares da infeção pelo novo coronavirus em crianças e adolescentes revelou a existência de uma "síndrome inflamatória multissistémica".

A segunda revista mundial com maior impacto em Cardiologia, a Circulação, recomenda este artigo a todos os pediatras resultante de um estudo multicêntrico, ou seja, para o qual contribuíram vários centros de investigação.

Os autores do estudo, coordenado pelo hospital universitário Virgen del Rocío de Sevilha, em Espanha, analisaram as manifestações cardiovasculares mais frequentes na síndrome inflamatória multissistémica (MIS-C), uma doença nova que foi descrita após o surto da pandemia em pacientes pediátricos .

O pico de incidência da síndrome inflamatória multissistémica na Europa foi registado pouco antes do verão e os investigadores revelaram que as manifestações cardiovasculares podem aparecer com frequência numa população previamente saudável.

O estudo também conclui que crianças com síndrome inflamatória multissistémica pediátrica devem ter acompanhamento específico para afastar manifestações cardiovasculares , como choque, arritmias cardíacas, derrame pericárdico e dilatação das artérias coronárias.

Essas foram as quatro complicações cardiovasculares mais comuns descritas.

A boa notícia é que, em comparação com adultos, a mortalidade em crianças com a síndrome é incomum , apesar de uma elevação significativa nos marcadores bioquímicos de inflamação ou envolvimento multissistémico.

No entanto, existe uma correlação estatisticamente significativa entre o grau de elevação dos marcadores bioquímicos e a necessidade de suporte de terapia intensiva, conclui o estudo.

Participaram desta pesquisa 55 centros europeus e 286 crianças, a maior amostra de pacientes pediátricos do mundo até hoje , que revela o quadro clínico cardiovascular mais completo ao incluir dados sobre sua apresentação clínica.

O artigo, cujo primeiro autor é Israel Valverde, chefe de Cardiologia Pediátrica do hospital de Sevilha e investigador do grupo de Fisiopatologia Cardiovascular IBiS, também inclui marcadores laboratoriais, anormalidades de imagem cardíaca e a progressão desses marcadores durante hospitalização.

Na opinião dos editores da revista, é de interesse dos médicos especialistas em todo o mundo e, principalmente, dos pediatras de países que agora enfrentam uma segunda vaga, tomar conhecimento das conclusões deste estudo considerando que ajudam a compreender as manifestações cardiovasculares clínicas e a otimizar a terapêutica.

A Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica Virgen del Rocío, também participou deste estudo e, no total, colaboraram mais de 100 investigadores de 17 países europeus e 48 cidades.

Já em maio a existência desta síndrome associada à doença Covid-19 tinha sido reportada pelos Países Baixos, mas os primeiros casos tinham sido relatados em abril no Reino Unido.

Seguiram-se relatos de casos semelhantes em países como Irlanda, Bélgica, Suíça, Itália, Espanha, França e Estados Unidos e Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+