Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Cimeira luso-espanhola

Novo encerramento de fronteiras "não deve ser equacionado", mas "nada está garantido"

10 out, 2020 - 00:44 • Susana Madureira Martins

Ministra garante que pandemia não põe em causa a primeira estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço, que inclui medidas como um número de emergência comum ou o estatuto de trabalhador transfronteiriço.

A+ / A-

O primeiro-ministro de Espanha chega este sábado à Guarda para participar na cimeira luso-espanhola, precisamente um dia depois de ter decretado o estado de emergência em Madrid, a comunidade autónoma com o maior número de novas infeções por Covid-19 e de registar que em 24 horas o país vizinho somou mais de 12 mil novos casos.

Durante a cimeira serão assinados diversos protocolos entre Portugal e o governo de Pedro Sánchez para oficializar a Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço.

Mas mesmo com a pandemia a acelerar nos dois países os protocolos não deverão ficar em perigo. É, pelo menos, essa a previsão da ministra da Coesão Territorial.

Questionada pela Renascença sobre a eventualidade de as fronteiras encerrarem de novo e de a Estratégia ficar congelada, Ana Abrunhosa responde taxativamente "não, não, não”. Assim mesmo, com um triplo "não", para depois medir melhor as palavras e dizer: "Não devemos ainda equacionar qualquer fechamento de fronteira, embora tenhamos aprendido com a pandemia que nada é dado como garantido."

Adotando a seguir um tom mais otimista, a ministra da Coesão Territorial argumenta que "o que a pandemia acentua é a necessidade de continuar a trabalhar afincadamente", revelando que, durante a pandemia, Portugal e Espanha reuniram-se quatro vezes ao mais alto nível dos ministérios e equipas de trabalho.

Ana Abrunhosa defende ainda que se não se puder "atravessar a fronteiras" os dois países terão sempre as tecnologias que "ajudam a trabalhar em conjunto", com a ministra a acrescentar que "a pandemia não vai certamente impedir" que se continue o trabalho de cooperação, "pelo contrário, vai tornar mais urgente" fazer.

A primeira Estratégia na vida de dois países

A ministra da Coesão Territorial reforça que esta é a primeira vez que os dois governos vão aprovar uma Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço, destinado a "cinco milhões de habitantes" de um lado e de outro da fronteira.

Ana Abrunhosa assume mesmo que "o objetivo é que a fronteira deixe de existir no dia a dia das "populações" e para isso é, por exemplo, criado o "112 transfronteiriço que permite que o doente seja socorrido pela ambulância mais próxima e com a resposta mais adequada à sua situação seja ela portuguesa ou espanhola".

É ainda criada a figura do trabalhador transfronteiriço, ficando garantida, segundo a ministra, a "circulação de um lado para o outro em caso, por exemplo de pandemia", com o trabalhador a ter "acesso a outros serviços pelo facto de ser trabalhador transfronteiriço, porque passa parte significativa da sua vida num país que não é o seu". Possibilita, por exemplo, que as crianças de um país possam frequentar a escola do outro país.

Está também fechado o compromisso para o fecho de rede de um conjunto de ligações rodoviárias, como por exemplo entre Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro, estando prevista a criação de uma saída na autoestrada para a vila portuguesa, a requalificação do parque para veículos de mercadorias e a renovação do posto de turismo.

Todos estes entendimentos, segundo a ministra da coesão territorial, exigem "vontade política e grande articulação entre as administrações", espanhola e a portuguesa e "não exigem recursos avultados".

Almaraz e transvases de águas comuns ainda sem acordo à vista

Mantêm-se as divergências entre Portugal e Espanha sobre, pelo menos, dois dossiers: o da central nuclear de Almaraz e os transvases de águas territoriais comuns. A ministra da coesão territorial reconhece que o "documento tem aquilo que foi possível consensualizar e permitir às equipas começarem a trabalhar".

Aqueles dois temas ficaram de fora da estratégia. Mas, Ana Abrunhosa faz a ressalva: "isso não significa que não sejam discutidos durante a cimeira e que não continuem a ser trabalhados em conjunto até que as possamos incluir numa estratégia conjunta".

Para além de Almaraz e os transvases há outro assunto em que o governo português insiste que é "ter na região de fronteira o mesmo estatuto de benefícios fiscais para as empresas que as regiões ultra-periféricas têm para tornar esta região atrativa".

É ir batendo no assunto "até que haja o consenso possível para inscrever na estratégia como assuntos politicamente estabilizados, consensualizados para que depois as equipas técnicas os comecem a trabalhar", reconhecendo que tudo isto "faz parte do processo.

Segurança comum e migrações

A questão dos imigrantes ilegais é delicada entre Portugal e Espanha, até tendo em conta a crescente regularidade com que vão surgindo na costa sul de cada um dos países.

Ana Abrunhosa reconhece que "é uma área que está a ser trabalhada e tem de ser trabalhada em conjunto", mas onde ainda não há protocolo. Faz, contudo, "parte da estratégia consolidar e intensificar as patrulhas mistas de vigilância" entre Portugal e Espanha.

E a ministra reconhece mais: que Portugal "não tinha até hoje, pelo menos com a intensidade que tem agora, a vinda de imigrantes ilegais", portanto, conclui "é uma área em que o Ministério da Administração Interna e o da presidência têm todo o interesse de cooperar com Espanha.

Só que isto "fica para a próxima estratégia, não há protocolo". Ambos os governos estão a trabalhar nisso, garante a ministra, que dá o exemplo de quando foi fechada a fronteira durante o confinamento, a fronteira foi fechada "em conjunto" e foram definidas "as regras em conjunto". Assim como "quando há incêndios florestais os bombeiros colaboram permanentemente" Concluindo com um "estamos habituados".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+