Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. República Checa bate recorde de novas infeções

13 set, 2020 - 09:52 • Reuters

O país notificou 94 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, apenas sendo batido por Espanha e França.

A+ / A-

A República Checa registou o maior aumento de novas infeções por Covid-19, este domingo, contabilzando 1.541 casos. O número de casos tem aumentado nas últimas semanas.

Este foi o quinto dia consecutivo com o número de infeções acima de 1.000, num o país de 10,7 milhões. A trajetória tem sido crescente desde agosto.

O país notificou 94 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, de acordo com dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. Apenas a Espanha e a França tiveram um pico maior nesse período.

A República Checa passou pelo surto inicial de coronavírus que começou em março relativamente bem em comparação com os vizinhos da Europa Ocidental e manteve o número de mortos mais baixo do que a maioria dos países.

Até sábado, 453 pacientes morreram de um total de 35.401 casos, com 60% dos pacientes a recuperados.

O país foi um dos primeiros na Europa a impor o uso de máscaras, fechar escolas e lojas e restringir as viagens para conter a propagação do vírus.

Mas também foi rápida a aliviar as medidas com a entrada dos meses de verão que visou evitar efeitos maiores da contração anual recorde do PIB que se cifrou em 11%. Na semana passada, as regras para o uso de máscara foram endurecidas em todo o país para combater o aumento de casos.

A República Checa relatou o caso 10.000 em meados de junho, o caso 20.000 em meados de agosto, mas ultrapassou rapidamente os 30.000 casos na semana passada.

O aumento nas infeções recentes levou a vizinha Alemanha a anunciar na quarta-feira que exigiria que os viajantes da capital Checa, Praga, que apresentassem um teste COVID-19 negativo ou cumprissem um período de quarentena de duas semanas após a entrada.

O governo checo argumenta que as hospitalizações permanecem abaixo dos picos de mais de 400 observados nos primeiros meses do surto, embora os números estejam crescendo rapidamente, com 297 pacientes hospitalizados na sexta-feira, aquando no início de setembro eram 172.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+