Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Líbano

Explosão em Beirute. Equipas de resgate ainda vasculham escombros em busca de sinais de vida

04 set, 2020 - 14:41 • Marta Grosso

Passou um mês, mas ainda há esperança. Especialistas chilenos e libaneses, com recurso a cães farejadores e scanners térmicos, detetaram o pulso e a respiração de uma ou duas pessoas ainda presas.

A+ / A-

Equipas de resgate e socorro voltaram, nesta sexta-feira, aos escombros das explosões que destruíram o porto de Beirute e grande parte da cidade no dia 4 de agosto. Missão: encontrar sobreviventes.

É o segundo dia que especialistas chilenos e libaneses regressam ao local da tragédia. Na quinta-feira, os sensores térmicos utilizados e os cães farejadores detetaram sinais de pulso e respiração sob os escombros de um prédio no distrito de Gemmayze.

"A máquina está a indicar que há uma pessoa viva, um batimento cardíaco, e o cão está a dar conta de um cadáver. Essa é a teoria”, afirmou um voluntário libanês que colabora nas operações.

“Agora, vamos em busca da certeza”, acrescentou Mansour Al Asmar, citado pela agência Reuters.

Escavadores mecânicas levantaram pedaços de cimento, alvenaria e vigas de aço, enquanto os trabalhadores usavam pás e as mãos para cavar.

Vários moradores concentraram-se nas proximidades, na esperança de verem alguém ser descoberto com vida, pudesse ser encontrado.


Timour Azhari é um correspondente da Al-Jazeera em Beirute. Através da sua conta no Twitter, relata como estão a decorrer as operações.

“É importante que as famílias possam encontrar paz”, afirma Mohamed Houry, de 65 anos, desejando que, se não sobreviventes, que sejam encontrados os corpos.

Gemmayze e o distrito vizinho de Mar Mikhael são as áreas mais atingidas pela explosão de 4 de agosto no porto da capital libanesa, causada por grandes quantidades de nitrato de amónio mal armazenado e que matou, pelo menos, 182 pessoas. Mais de seis mil ficaram feridas.

A população foi rápida a reagir, mas o Governo nem tanto. E as críticas fazem-se ouvir, até porque o país já estava mergulhado numa crise económica e política, que só piorou.

"O Governo está completamente ausente", afirma Stephanie Bou Chedid, voluntária de um grupo de ajuda às vítimas da explosão, citada pela agência Reuters.

Segundo a Presidência do país, o Presidente, Michel Aoun, acompanhou a operação de resgate através do telefone.

A explosão destruiu muitos prédios antigos e tradicionais, alguns dos quais ruíram com a onda de choque.

Vídeo captura momento em que explosão interrompe sessão de noiva em Beirute
Vídeo captura momento em que explosão interrompe sessão de noiva em Beirute

As equipas de resgate, que incluem voluntários do Chile, têm utilizado equipamentos de digitalização para criar imagens 3D dos destroços, na tentativa de localizar alguém vivo. E mostraram imagens na televisão local.

Para marcar um mês da explosão, o Exército do Líbano pediu que se fizesse um minuto de silêncio às 18h07 (16h07 em Lisboa) nesta sexta-feira.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+