Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Líbano

Portugueses em Beirute não precisam de ser repatriados agora

14 ago, 2020 - 12:23 • Celso Paiva Sol

Os portugueses em Beirute precisam de resolver problemas como ter acesso à conta bancária, diz a embaixadora Manuela Bairos, confirmando a difícil situação socioeconómica que o Líbano vive. “As pessoas estão muito ansiosas para gerir o seu dia-a-dia”, conta à Renascença.

A+ / A-

Depois de cinco dias em Beirute, a diplomata Manuela Bairos conclui que, por enquanto, não existem situações urgentes de repatriamento de portugueses relacionadas com a explosão da semana passada.

“As pessoas não estão a precisar de ser repatriadas num voo de repatriação. As pessoas estão a precisar que os problemas do Líbano sejam resolvidos, para depois, eventualmente, tomarem a decisão de voltar a Portugal”, afirma à Renascença.

“Neste momento, voos de repatriamento, podia haver um o outro caso isolado, mas há voos comerciais, não é preciso fretar um avião para ir ao Líbano. E não é essa a questão. A situação é que as pessoas que possam querer voltar a Portugal, têm que resolver primeiro uma série de questões no Líbano”, reforça.

Na capital do Líbano, Manuela Bairos sentiu muita ansiedade entre os portugueses, mas diz que o principal problema continua a ser a situação socioeconómica do país.

A explosão no porto da cidade só veio agravar uma crise que já condicionava muito a vida de quem vive no Líbano e foi essa a grande preocupação que a embaixadora encontrou na comunidade portuguesa.

“Encontrei a comunidade em Beirute muito ansiosa, não apenas com as explosões e a devastação dos últimos dias, mas com a situação que se acumulou desde outubro, quando houve as primeiras manifestações dos mais jovens, e também com a situação financeira que se agravou desde o início do ano. As pessoas não têm acesso às suas contas bancárias e a lira desvalorizou imenso. As pessoas estão muito ansiosas para gerir o seu dia-a-dia”, relata.

Quantos portugueses estão no Líbano?

A embaixadora portuguesa no Chipre – que estende a sua área de atuação também ao Líbano – releva que atualizou a sua base de dados relativa aos portugueses que ali vivem.

“Temos 40 e tal pessoas registadas na embaixada, mas neste contexto conseguimos fazer contacto com mais e chegámos à conclusão de que são cerca de 100”, revela.

A comunidade nacional, descreve-a assim: “dois terços deste grupo tem dupla-nacionalidade. Não seriam portugueses de origem, são portugueses por via do casamento ou outras razões. E cerca de um terço são expatriados”.

“Visitei, por exemplo, uma barragem onde está a trabalhar um grupo de sete ou oito portugueses, alguns engenheiros. Portanto, há portugueses que estão no Líbano temporariamente”, acrescenta.

No relatório que está a preparar para enviar para Lisboa, a embaixadora Manuela Bairos faz referência a um único ferido entre os portugueses: uma mulher que contactou por e-mail e que se encontra em recuperação.

De resto, apesar de alguns danos materiais, a comunidade nacional não abandonou as suas casas, até porque a maior parte delas fica fora da zona de impacto da explosão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+