Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Reino Unido coloca Espanha na “lista negra”

25 jul, 2020 - 18:15 • Redação com Reuters

A medida entra em vigor este domingo e apanha de surpresa os passageiros que chegarem de Espanha depois da meia-noite, que terão de ficar duas semanas em quarentena.

A+ / A-

Veja também:


O Governo britânico prepara-se para colocar a Espanha na “lista negra” da Covid-19. A notícia, que foi avançada este sábado pelo jornal “Sunday Times”, já foi confirmada pelas autoridades de Londres.

A medida vai já entrar em vigor este domingo. Uma medida que apanha de surpresa os passageiros que chegarem de Espanha depois da meia-noite, que terão de ficar duas semanas em quarentena.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros recomenda aos cidadãos britânicos que evitem deslocações não essenciais às regiões de Espanha continental. As ilhas não estão incluídas neste conselho aos viajantes.

Em resultado deste anúncio, o operador turístico TUI avançou com o cancelamento de todos os voos para a Espanha continental e para as ilhas Canárias, a partir de domingo.

"Estamos incrivelmente desapontados por não termos sido avisados com mais antecedência, ontem, porque muitos britânicos vão de férias este fim de semana", afirma Andrew Flintham, um diretor da TUI, citado pela agência Reuters.

A notícia é conhecida numa altura em que os números de novos casos de Covid-19 registam uma subida, na sequência da reabertura após a fase de confinamento.

“Uma segunda onda de Covid-19 lá motivou a decisão de retirar Espanha da lista de países seguros”, explica o editor de política do jornal, Tim Shipman, na rede social Twitter.

Na sexta-feira, também foi noticiado que o Reino Unido decidiu manter Portugal fora da lista de países que podem ser visitados pelos britânico sem necessidade de cumprir quarentena no regresso. O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo secretário de Estado dos Transportes, Grant Shapps.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, criticou a decisão do Governo britânico de excluir Portugal do seu "corredor aéreo", dizendo que não é "suportada pelos factos".


O Governo português "lamenta que Portugal não tenha sido acrescentado à lista de países em relação aos quais o país não exige quarentena", escreveu Santos Silva no Twitter, uma decisão, acrescentou o chefe da diplomacia portuguesa, que "não é fundamentada nem suportada pelos factos".

A obrigatoriedade de os turistas britânicos cumprirem 14 dias de quarentena quando regressam de Portugal tem tido impacto no setor do turismo, particularmente no Algarve.

A embaixada do Reino Unido admitie que seja “dececionante para Portugal” a decisão de Londres de manter as restrições às viagens, mas assegura que ela se baseia “exclusivamente em considerações de saúde pública” e “pareceres científicos e técnicos”.

[notícia atualizada]

COVID-19 NA EUROPA

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+