Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Regresso ao trabalho. UE recomenda divisórias entre funcionários e uso de transportes individuais

24 abr, 2020 - 13:05 • Lusa

Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho emitiu uma lista de orientações no âmbito da pandemia da Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


A União Europeia recomenda para um "regresso seguro" ao trabalho devido à Covid-19, a colocação de divisórias entre funcionários nas empresas e incentivou a continuação do teletrabalho e a utilização de transportes individuais em vez dos coletivos.

Numa altura em que os Estados-membros analisam o levantamento das restrições adotadas para tentar conter a propagação do novo coronavírus, a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, em cooperação com a Comissão Europeia, divulgou "orientações para um regresso seguro ao local de trabalho", que incluem, por exemplo, a recomendação de as empresas "colocarem uma barreira impermeável entre os trabalhadores, especialmente se estes não forem capazes de manter uma distância de dois metros um do outro".

"As barreiras podem ser feitas propositadamente ou improvisadas, usando itens como folhas de plástico, divisórias, gavetas móveis, ou unidades de armazenamento", aponta a agência europeia, explicando que "objetos que não sejam sólidos ou que tenham folgas, como plantas em vaso ou carrinhos, ou que criem um novo risco, como tropeçar ou tombar, devem ser evitados".

Em caso de não ser possível ter esta divisória, Bruxelas sugere a criação de um "espaço adicional entre os trabalhadores, garantindo que eles tenham pelo menos duas mesas vazias de cada lado".

No fundo, a UE entende que as empresas que retomem as suas atividades devem "estabelecer políticas em matéria de licenças flexíveis e trabalho à distância para limitar a presença no local de trabalho".

Nos casos em que a presença física não pode ser evitada, a UE propõe que se minimize a exposição à Covid-19, realizando apenas os "trabalhos essenciais", e pedindo que se "adiem alguns trabalhos para quando o risco for menor".

Em situações que os contactos próximos são inevitáveis devem ser limitados a um total de 15 minutos, sendo propostos turnos diferentes, organização de pausas e utilização de locais como casas de banho à vez.

Outra das recomendações feitas por Bruxelas é de as empresas "facilitarem a utilização de transportes individuais e não coletivos por parte dos trabalhadores, por exemplo, disponibilizando um parque de estacionamento ou um local seguro para guardar bicicletas, e incentivando os trabalhadores a caminhar para o trabalho, se possível".

Bruxelas solicita, ainda, que as empresas "forneçam sabão e água ou desinfetante apropriado em locais convenientes e aconselhem os trabalhadores a lavarem as mãos com frequência", devendo ao mesmo tempo "limpar as suas instalações com frequência, especialmente balcões, puxadores das portas, ferramentas e outras superfícies que as pessoas tocam frequentemente".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+