Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Injetar desinfetante ou luz ultravioleta. As sugestões de Trump para tratar a Covid-19

24 abr, 2020 - 09:57 • Redação com Reuters

Investigadores do Governo dos EUA acreditam que o novo coronavírus sobrevive melhor no interior e em condições secas, e perde força quando exposto a luz do sol, humidade e calor.

A+ / A-
Luz ultravioleta e injeções com desinfetante. As propostas perigosas de Trump para a cura de Covid-19
Luz ultravioleta e injeções com desinfetante. As propostas perigosas de Trump para a cura de Covid-19

Veja também:


O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem duas sugestões para o tratamento de pacientes com a Covid-19. Uma delas inclui luz ultravioleta ou "muito poderosa", a outra é o desinfetante.

"Suponhamos que atingimos o corpo com uma luz tremenda, seja ultravioleta ou muito poderosa. Penso que disseram que ainda não está confirmado, mas vão testar. E suponhamos que se insere a luz dentro do corpo, algo que pode ser feito através da pele ou de outra forma. E penso que disseram que vão testar isso também, soa interessante. Depois, também há o desinfetante, que afasta o vírus num minuto. Um minuto. Há alguma forma de o fazermos, injetando no corpo ou fazendo uma espécie de limpeza?", sugeriu em conferência de imprensa.

Donald Trump recordou que o vírus "entra nos pulmões e faz estragos tremendos", pelo que "seria interessante verificar" as suas sugestões da luz e do desinfetante com especialistas. "Soa-me interessante, por isso veremos. Mas o conceito da luz, a forma como entra e num minuto [o vírus desaparece], é bastante poderoso", acrescentou.

O diretor do Departamento de Sciência e Tecnologia da Segurança Interna dos EUA, William N. Bryan, confirmou, na mesma conferência de imprensa, que o novo coronavírus parece enfraquecer mais rapidamente quando exposto a luz do sol, calor e humidade, um possível sinal de que a pandemia poderia abrandar nos meses de verão.

Após a sugestão de Trump, uma empresa que fabrica vários produtos desinfetantes, como o Dettol, já veio fazer um alerta à população para não fazer nada disso. Devido aos pedidos de esclarecimento que recebeu nas últimas horas, a empresa britânica fez um comunicado onde diz que em “nenhuma circunstância os seus produtos desinfetantes devem ser ingeridos”.

As duas sugestões para tratar a Covid-19 não têm qualquer base científica.

Para saber mais sobre os mitos e verdades em volta do novo coronavírus, consulte os oito cartões de bolso da Renascença.


Calor para combater vírus que continua a afetar os EUA


Investigadores do governo norte-americano determinaram que o vírus responsável pela Covid-19 sobrevive melhor no interior e em condições secas, e perde força quando a temperatura e a humidade sobem - especialmente quando exposto à luz do sol.

Os EUA registaram 3.176 mortos nas últimas 24 horas, um dos piores registos diários no país, devido à pandemia da Covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. No total, quase 50 mil pessoas já morreram. O número de infetados subiu para mais de 860 mil, depois de terem sido identificados 26.971 novos casos.

Apesar desta contabilidade, vários estados norte-americanos, como Texas, Vermont e Geórgia, decidiram aliviar as restrições e autorizaram certas empresas a reabrir portas.

A nível global, a pandemia já provocou cerca de 190 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 708 mil doentes foram considerados curados.

[notícia atualizada às 12h11]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adamastor
    30 abr, 2020 Não interessa 21:57
    O ignorante que fez a notícia não sabe que existe a técnica de injectar raios UV no corpo? E Trump não disse para injectar desinfectante, disse que para injectar os raios UV que desinfectavam aprendam a fazer jornalismo em vez de lixo.

Destaques V+