Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Marcelo em Goa, sem nostalgia ou complexos

15 fev, 2020 - 18:19 • Paula Caeiro Varela , enviada especial à Índia

Presidente da República orgulhoso do legado português na Índia, mas com o pensamento virado para o futuro e para o "enriquecimento" dos laços entre os dois países.

A+ / A-

Em Goa, sem nostalgia e sem complexos. O Presidente da República tem orgulho da herança deixada pelos portugueses nestas terras e da influencia indiana na cultura portuguesa.

Na inauguração de um colóquio sobre design urbano, com presença portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa disse, este sábado, que esse passado tem de ser usado a bem do futuro.

“A propósito do diálogo, tive a ocasião de dizer que nos orgulhamos da nossa tradição e herança cultural que deixamos em Goa, Damão e Diu, como também nos orgulhamos de uma influência provinda da Índia muito importante na nossa cultura, na nossa ciência”, declarou o Presidente da República.

Marcelo na Índia. Uma visita "mais executiva" sem esquecer os direitos humanos
Marcelo na Índia. Uma visita "mais executiva" sem esquecer os direitos humanos

Para Marcelo Rebelo de Sousa, estes cruzamentos entre as duas nações “devem ser vistos sem nostalgia, mas sem complexos no aproveitamento do passado virado para o futuro, e como isso pode servir para enriquecer os nossos laços com a Índia neste momento”.

O Presidente da República chegou a Goa num final de tarde quente, abafado e quase mágico para quem gosta do género. Defende que este microclima único também pode e deve ser aproveitado, por ser único, para desenvolver o turismo.

O diálogo entre Portugal e a Índia continua com mais acordos assinados, este sábado, à beira do Índico, incluindo o que foi mais falado nesta visita: um acordo entre a Águas de Portugal e o estado de Goa para construir equipamentos de saneamento.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa prossegue no domingo, com uma agenda semiprivada, em que o Presidente vai à missa na Igreja da Imaculada Conceição.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+