Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

"Impeachment". Trump tenta travar livro de ex-conselheiro de segurança nacional

29 jan, 2020 - 18:12 • Redação com agências

O manuscrito de John Bolton “parece conter quantidades significativas de informação classificada”, argumenta a Casa Branca.

A+ / A-

A Administração Trump tenta impedir a publicação do livro do antigo conselheiro de segurança nacional John Bolton, com possíveis revelações comprometedoras para o Presidente norte-americano, que está a ser alvo de um processo de destituição.

A notícia foi avançada esta quarta-feira pela estação de televisão CNN e pelo site de informação Axios, que citam fontes próximas do processo.

A Casa Branca enviou uma carta a John Bolton com uma "ameaça formal" para que não publique o livro de memórias "The Room Where It Happened: A White House Memoir", indica a CNN.

O manuscrito de Bolton “parece conter quantidades significativas de informação classificada”, argumenta a missiva da Casa Branca, citada pela agência Reuters.

Trump ataca Bolton no Twitter

O Presidente norte-americano lançou esta quarta-feira duras críticas ao seu antigo conselheiro de segurança nacional.

Bolton "não conseguiu ser aprovado para embaixador nas Nações Unidas, há uns anos, não conseguiu aprovação para nada desde então, implorou-me por um cargo que não precisasse de aprovação do Senado", escreveu Donald Trump na rede social Twitter.

"Se eu lhe desse ouvidos, por esta altura já estávamos na 6.ª Guerra Mundial", atirou Trump sobre o ex-conselheiro de segurança nacional, que deixou a Casa Branca em setembro do ano passado.

O Presidente continuou as sua bateria de críticas, lamentando que Bolton escreva um livro "desagradável e falso" com informações "classificadas".

O antigo conselheiro de segurança nacional John Bolton escreveu que o Presidente norte-americano, Donald Trump, lhe disse que queria congelar apoio militar à Ucrânia enquanto Kiev investigasse o adversário democrata Joe Biden, avançou esta segunda-feira o “The New York Times”.

A revelação potencialmente comprometedora para Trump, que está a ser alvo de um processo de destituição, está no manuscrito do livro, que ainda não foi publicado, adianta o jornal norte-americano.

A oposição democrata pretende que John Bolton seja ouvido no julgamento de destituição, que decorre no Senado, mas a maioria republicana não está interessada em aceitar novas provas ou testemunhos nesta fase final do processo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+