Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Milhares protestam no Irão contra Khamenei e a Guarda Revolucionária, Trump pede ao regime para "não os matar"

12 jan, 2020 - 16:51 • Redação com Lusa

Protesto acontece após o Irão ter admitido, no sábado, responsabilidades no abate de um avião ucranian em Teerão. “O mundo está a olhar. E, mais importante, os Estados Unidos estão a olhar”, advertiu Trump.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou este domingo a dirigir avisos aos líderes do Irão, pedindo às autoridades de Teerão para que não matem os manifestantes que participam nos protestos por causa do abate de um avião ucraniano.

“Aos líderes do Irão – NÃO MATEM OS VOSSOS MANIFESTANTES”, escreveu Trump na rede social Twitter, recorrendo a letras maiúsculas para acentuar o conteúdo da mensagem. “O mundo está a olhar. E, mais importante, os Estados Unidos estão a olhar”, prosseguiu o governante, reiterando o teor de uma outra mensagem, divulgada no sábado, na qual alertou o regime da República Islâmica de que “não poderia acontecer outro massacre de manifestantes pacíficos”.

Donald Trump referia-se às manifestações contra o aumento do preço da gasolina que aconteceram em meados de novembro no Irão e que foram fortemente reprimidas pelas autoridades iranianas. Mais de 300 pessoas terão morrido durante os protestos de novembro, segundo denunciou a Amnistia Internacional.

No sábado, as agências internacionais relataram que centenas de iranianos (hoje os protestos continuam e serão já milhares nas ruas) estavam a manifestar-se em Teerão, gritando frases de ordem contra o sistema da República Islâmica e a Guarda Revolucionária do Irão por causa do abate de um avião civil ucraniano, um Boeing 737 da companhia Ukraine International Airlines (UIA). Todas as 176 pessoas, incluindo 82 iranianos, que seguiam a bordo do aparelho morreram no incidente.

Os manifestantes concentraram-se inicialmente junto à porta da Universidade de Tecnologia Amir Kabir, na capital iraniana, para acender velas em homenagem às vítimas, mas a vigília acabou por degenerar num protesto contra as autoridades iranianas.

Esta manifestação ficou também marcada pela detenção, durante um curto período, do embaixador britânico no Irão, Rob Macaire, por alegada participação nos protestos. O representante diplomático britânico negou hoje ter participado em qualquer manifestação contra as autoridades.

O protesto aconteceu após o Irão ter admitido, no sábado, responsabilidades no derrube do aparelho da UIA na quarta-feira passada. Teerão admitiu que o avião civil ucraniano tinha sido abatido inadvertidamente por militares iranianos que o confundiram com um míssil de cruzeiro devido ao estado de alerta decretado por causa da recente escalada de tensão entre Washington e Teerão.

A declaração de Teerão surgiu depois de informações avançadas por alguns países, nomeadamente os Estados Unidos e o Canadá, terem indicado, na quinta-feira, que o aparelho poderia ter sido abatido, inadvertidamente, pelo sistema de defesa antiaéreo iraniano.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+