Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irão. Filha do general assassinado diz que EUA e Israel vão enfrentar "dia negro"

06 jan, 2020 - 11:26 • Redação com Lusa

Zeinab Soleimani deixou aviso ao "Trump louco": "Não pense que tudo está terminado com o martírio do meu pai".

A+ / A-

A ameaça foi deixada pela filha do general Qassem Soleimani, assassinado por ordem de Donald Trump. Perante multidão em Teerão, durante as homenagens fúnebres, Zeinab disse que os Estados Unidos e o seu aliado Israel vão enfrentar um “dia negro”.

A filha de Qassem Soleimani, Zeinab, ameaçou diretamente um ataque às forças armadas dos EUA no Médio Oriente enquanto falava diante de multidão em Teerão.

“As famílias dos soldados norte-americanos no oeste da Ásia passam o dia esperando a morte de seus filhos”, disse Zeinab, deixando um recado: “O louco do Trump não pense que está tudo terminado com o martírio do meu pai”.

O líder supremo do Irão orou e chorou próximo dos caixões do general Qassem Soleimani e de outros mortos no ataque norte-americano em Bagdad na sexta-feira, durante as cerimónias fúnebres em Teerão.

O ayatollah Ali Khamenei, que tinha um relacionamento próximo com Soleimani, chorou durante as tradicionais orações muçulmanas pelos mortos.

O sucessor de Soleimani na força de elite iraniana Al-Quds, Esmail Ghaani, ficou ao lado de Ali Khamenei, assim como o Presidente iraniano, Hassan Rouhani, e outros líderes da República Islâmica durante as cerimónias fúnebres.

O líder do grupo militante palestino Hamas está em Teerão e assistiu também às cerimónias fúnebres. Ismail Haniyeh, num discurso aos iranianos, descreveu o general Qassem Soleimani, como “o mártir de Jerusalém”.

Centenas de milhares de pessoas presentes no ato fúnebre também choraram a morte do general iraniano.

A tensão continua a escalar. O Iraque reagiu ao ataque norte-americano e aprovou a saída de tropas estrangeiras do país.

Donald Trump ameaçou reagir de forma "desproporcional" em caso de ataque do Irão e afirmou que vai impor sanções caso o Iraque avance com a medida de expulsar tropas estrangeiras.

Os embaixadores dos 29 países da NATO vão reunir-se, esta segunda-feira, extraordinariamente para discutir a crise entre os Estados Unidos e o Irão.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anti-Fanáticos
    06 jan, 2020 Mundo 14:18
    Sim, não está acabado. Faltas tu...

Destaques V+