Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Confrontos com militares já mataram 11 civis no Sudão

01 jul, 2019 - 17:00 • Redação

Há ainda a registar mais de 200 feridos entre manifestantes. Os militares culpam os organizadores dos protestos, que exigem eleições para um Governo civil.

A+ / A-

Pelo menos 11 pessoas já morreram no Sudão, na sequência de confrontos com militares que recomeçaram no domingo.

Dezenas de milhares de manifestantes foram para as ruas domingo e segunda exigir um Governo civil e o fim do regime militar.

A queda em abril de Omar al-Bashir, que liderou o país durante décadas, ainda alimentou a ideia de que seriam marcadas eleições, mas os militares que asseguraram o poder no imediato anunciaram um período de transição de dois anos, um prazo que os manifestantes consideram inaceitável.

Os militares avisaram a população para não participar na manifestação de domingo que acabou por ser duramente reprimida.

Um ativista, contactado pela Associated Press, informou que três corpos foram encontrados esta segunda-feira e um homem ferido morreu a caminho do hospital, somando-se assim aos sete mortos registados no domingo.

Os confrontos de domingo deixaram ainda 200 feridos, 27 dos quais baleados.

As autoridades culpam os organizadores das marchas e dizem que os manifestantes lhes lançaram pedras. O general Gamal Omar diz que em todo o país foram feridos 12 elementos das forças de segurança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+