Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abdelaziz Bouteflika, há 20 anos na presidência da Argélia, renuncia ao cargo

02 abr, 2019 - 20:25 • Redação

O chefe do Estado-Maior do Exército, Ahmed Gaed Salah, reforçou no sábado ao Tribunal Constitucional o pedido para declarar o Presidente como inapto (o estado de saúde de Abdelaziz Bouteflika é frágil) para se manter em funções.

A+ / A-

Depois de várias semanas de protestos – no país e em diversas comunidades argelinas espalhadas pela Europa, nomeadamente em França –, exigindo a resignação do Presidente Abdelaziz Bouteflika, há 20 anos à frente dos destinos do país, a agência de notícias da Argélia, APS, adiantou que Bouteflika, de 82 anos, abandonou a presidência esta terça-feira – nos últimos dias apontava-se a resignação para final do mês.

Recorde-se que, mesmo contestado no poder, Abdelaziz Bouteflika promoveu, no passado domingo, uma importante remodelação no governo, mantendo, no entanto, como primeiro-ministro o antigo responsável do Interior, Noureddine Bedoui.

No cargo manteve-se também o vice-ministo da Defesa, e chefe do Estado-Maior do Exército, Ahmed Gaed Salah. E foi precisamente Gaed Salah quem, no sábado, renovou ao Tribunal Constitucional o pedido para declarar o Presidente como inapto (o estado de saúde de Abdelaziz Bouteflika é frágil) para se manter em funções.

Segundo a Constituição argelina, após a demissão do presidente, o país tem 90 dias para organizar eleições presidenciais.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+