Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Argélia sai à rua contra recandidatura Bouteflika ao quinto mandato

02 mar, 2019 - 21:22

Estes são já considerados os maiores protestos no país contra o Governo desde a Primavera Árabe, há oito anos.

A+ / A-

Um total de 183 pessoas ficaram feridas e uma morreu nas manifestações de sexta-feira, na Argélia, contra o anúncio de que o Presidente Abdelaziz Bouteflika se vai candidatar a um quinto mandato.

Estes são já considerados os maiores protestos no país contra o Governo desde a Primavera Árabe, há oito anos.

Dezenas de milhares de pessoas saíram à rua, na sexta-feira, para exigirem que Abdelaziz Bouteflika, de 82 anos, abandone o poder.

A maioria dos protestos foi pacífica, mas foram registados confrontos na sexta-feira à noite nas imediações do palácio presidencial, em Argel. Este sábado a situação era calma na capital argelina.

Os protestos contra a recandidatura de Bouteflika começaram na semana passada, mas esta sexta-feira foi o ponto alto da contestação.

O Presidente sofreu uma trombose, em 2013, e desde então raramente aparece em eventos públicos e muitos argelinos acreditam que já não tem condições de saúde para ocupar o cargo.

O diretor de campanha disse na terça-feira que o chefe de Estado vai formalizar a sua candidatura no domingo.

Na semana passada, as autoridades argelinas anunciaram que o Presidente vai deslocar-se à Suíça para realizar exames médicos. Na sexta-feira, a televisão suíça confirmou que Bouteflika estava no Hospital Universitário de Genebra.

As eleições presidenciais na Argélia estão marcadas para abril deste ano. Bouteflika está no poder desde 1999.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+