Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

G20 reafirma (com exceção de Trump) apoio ao Acordo de Paris

01 dez, 2018 - 20:33

Na reunião dos líderes das principais economias mundiais foi igualmente expresso o compromisso de trabalhar nas áreas da migração e dos refugiados.

A+ / A-

Os membros do G20, com exceção dos Estados Unidos, reafirmaram este sábado o seu apoio ao Acordo de Paris para limitar o aquecimento global, numa declaração que menciona ainda "problemas comerciais", mas sem condenar o protecionismo.

Após a reunião dos líderes das principais economias mundiais e países emergentes, em Buenos Aires, foi publicada uma declaração na qual os Estados Unidos recordam a sua rejeição do Acordo de Paris, mas afirmam defender "o crescimento económico, o acesso à energia e à segurança, utilizando todas as tecnologias disponíveis e fontes de energia, protegendo o meio ambiente".

Já os restantes países, que também se juntaram ao Plano de Ação de Hamburgo, "reafirmaram que o Acordo de Paris é irreversível e comprometem-se com a sua plena implementação, refletindo as responsabilidades comuns, mas diferenciadas as respetivas capacidades, à luz das diferentes circunstâncias nacionais". "Continuaremos a enfrentar as mudanças climáticas, promovendo o desenvolvimento sustentável e o crescimento económico", lê-se no comunicado.

O chefe de Estado argentino, Mauricio Macri, afirmou que os líderes do G20 acordaram uma posição que "reflete a necessidade de revitalizar o comércio" e a "preocupação de todos quanto às alterações climáticas". "Acordámos sobre um comunicado que reflita a necessidade de revitalizar o comércio, de revitalizar a Organização Mundial do Comércio, o que leva a uma lista de desafios", acrescentou o anfitrião no final da cimeira.

O dirigente notou como a revolução tecnológica é um "grande desafio" para o futuro do emprego e que não se pode separar da "capacitação permanente". "Outra coisa que já ninguém discute e que avança em agenda é o empoderamento das mulheres", disse Macri, que enumerou ainda outras questões tratadas como infraestruturas e a sustentabilidade do futuro alimentar e das finanças globais.

O G20 comprometeu-se ainda a trabalhar nas áreas da migração e dos refugiados, um compromisso que deverá ser abordado sob a presidência rotativa anual do Japão, que sucede à Argentina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+