Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova droga aumenta tempo de vida de doentes com cancro do pâncreas

04 jun, 2018 - 15:02

Experiências realizadas em França e no Canadá mostraram que dois terços dos doentes conseguiram sobreviver mais três anos com a nova terapia em relação aos que receberam os tratamentos habituais.

A+ / A-

Uma nova combinação de quimioterapia foi experimentada em França e no Canadá em doentes com cancro no pâncreas, que viveram mais tempo do que é habitual com esta doença.

Os investigadores, que divulgaram as conclusões sta segunda-feira, num encontro médico em Chicago, nos Estados Unidos, acreditam que poderá ser uma mudança de paradigma no combate à doença, que tem baixa taxa de sobrevivência, desde que o tumor seja detetado e removido cirurgicamente antes de se espalhar.

Dois terços dos doentes conseguiram sobreviver mais três anos com a nova terapia em relação aos que receberam os tratamentos habituais.

A nova terapia foi usada em 500 doentes, a quem foi ministrado um medicamento chamado "folfirinox", que junta quatro substâncias usadas em quimioterapia, em testes de comparação com a terapia habitual com um medicamento denominado "gemzar".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+