Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

NATO condena nova ponte que liga a Rússia à Crimeia

16 mai, 2018 - 17:20

"A Crimeia faz parte da Ucrânia e esta ponte representa mais uma violação da soberania e integridade territorial da Ucrânia"

A+ / A-
Putin inaugura ligação direta à Crimeia. Está selada a anexação?
Putin inaugura ligação direta à Crimeia. Está selada a anexação?

A Organização do Tratado do Atlântico Norte(NATO) denunciou esta quarta-feira a nova ponte que Vladimir Putin inaugurou ontem parcialmente a ligar a Rússia continental à Crimeia como "mais uma violação da soberania e integridade territorial da Ucrânia".

Em comunicado, o vice-porta-voz da Aliança Atlântica ecoou a condenação da União Europeia à nova ponte, sobre a qual o Presidente russo conduziu ontem um camião como forma de "selar" a anexação da península ucraniana.

"A NATO condena a construção e abertura parcial pela Rússia da ponte no Estreito de Querche que liga a Rússia à Crimeia", sublinha Piers Cazalet no documento. "A Crimeia faz parte da Ucrânia e esta ponte representa mais uma violação da soberania e integridade territorial da Ucrânia."

A ponte, que limita o tráfego marítimo para os portos ucranianos pelo Mar de Azov, corresponde a uma "infração dos direitos de navegação das águas territoriais" da Ucrânia, lê-se ainda no documento. "A Rússia continua a demonstrar um claro desprezo pela lei internacional", acrescenta Cazalet, sublinhando que a NATO nunca irá reconhecer a anexação da Crimeia pela Rússia, concretizada em 2014.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+