Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

É a favor ou contra Lula? Posição pode influenciar mudança de nome

12 abr, 2018 - 09:31

Senadora Gleisei Hoffmann, do Partidos dos Trabalhadores, quer alterar o nome para Gleisei “Lula” Hoffmann. Já o deputado Sóstenes Calvacante, dos Democratas, quer passar a ser chamado de Sóstenes “Moro” Cavalcante.

A+ / A-

Senadores e deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) querem mudar os seus nomes parlamentares como forma de apoio a Lula da Silva. A ideia é incluir o apelido Lula nos seus nomes.

A presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, publicou no Twitter o ofício encaminhado à presidência do Senado. Caso consiga a autorização, o nome da parlamentar será Gleisi “Lula” Hoffmann.

A mudança é uma forma de "protesto" contra a prisão do ex-presidente. Lula da Silva está detido em Curitiba desde sábado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O nome parlamentar identifica o político nas votações em plenário e em documentos oficiais da Câmara e do Senado.

Oposição responde na mesma moeda

Após a proposta dos parlamentares do PT, deputados e senadores da oposição decidiram usar a mesma estratégia para adicionar “Moro” e “Bolsonaro” aos nomes políticos. Sérgio Moro é o juíz responsável por processos da Operação Lava Jato e foi quem decretou a prisão de Lula da Silva. Já Jair Bolsonaro é deputado e pré candidato à presidência do Brasil em 2018.

O deputado Sóstenes Cavalcante, do partido Democratas, fez um pedido para passar a ser chamado de Sóstenes “Moro” Cavalcante e o deputado Capitão Augusto, do Partido da República, quer passar a ser identificado como Capitão Augusto “Bolsonaro”.

"Em apoio às investigações da Lava Jato, eu e outros deputados acrescentamos ‘Moro’ aos nossos nomes parlamentares", escreveu Sóstenes Cavalcante no Twitter.

O deputado já alterou o nome nas redes sociais, mas ainda não há resposta oficial que permitam as mudanças de nome no parlamento e no senado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+