Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Recuperada mensagem enterrada por sobrevivente de Auschwitz

11 out, 2017 - 23:52

A mensagem de Marcel Madjar estava no interior de uma garrafa térmica, numa floresta contígua ao campo de concentração, e traz revelações impressionantes sobre a vida em Auschwitz.

A+ / A-

"Não estou triste se morrer, mas porque não serei capaz de me vingar como queria". Este é um desabafo que o prisioneiro de Auschwitz Marcel Madjar escreveu, em 1944, numa carta encontrada em 1980, mas cujo conteúdo só agora, depois de concluído o restauro, foi divulgado.

A mensagem do judeu de origem grega estava dentro de uma garrafa térmica, numa floresta contígua ao campo de concentração de Auschwitz, e faz revelações impressionantes sobre a vida no campo nazi. “Sofremos aquilo que nenhum humano pode imaginar", escreve Madjar, de acordo com a estação "Deutsche Welle".

Madjar era recrutado, juntamente com outros prisioneiros, para o “Sonderkommando”, um grupo comandado pelos nazis que realizava tarefas que os alemães não queriam realizar, como enterrar corpos ou limpar as câmaras de gás.

"Debaixo de um jardim, há dois quartos subterrâneos no porão: um serve para despir os prisioneiros, o outro é uma câmara de morte. Depois de meia hora, tínhamos que abrir as portas e o nosso trabalho começava. Os corpos eram levados para os fornos dos crematórios, onde um ser humano ficava reduzido a 640 gramas de cinzas."

"Se lerem aquilo que fizemos, vão questionar como foi possível enterrar os nossos amigos judeus", escreve ainda Madjar. "Isso foi o que pensei ao início e penso muitas vezes."

Marcel Madjar sobreviveu ao campo de concentração e acabou por morrer nos Estados Unidos em 1971, aos 54 anos, sem nunca divulgar que tinha escrito esta carta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Almeida
    14 out, 2017 Aveiro 02:08
    Toda a gente sabe que Estaline não era melhor que Hitler e os nazis, o que me espanta é que no seguimento desta notícia, que até merece ser lida e interessante no meio da massa de notícias desinteressantes ( no mínimo) venham gritar aqui del rei "- então e o Estaline e os Israelitas?". De certeza que deve haver uma garrafa parecida nalgum gulag ou gueto Palestiniano, mas esta garrafa veio de Auschwitz. Para além disto a alguém disse que Estaline até matou mais Russos que que os 20 milhões perdidos na IIGG, talvez, mas de certeza que não foi durante os 4 anos que durou a guerra com os Alemães. E só para apontar- não foram os Israelitas que criaram o Estado Hebraico actual - foram as potências vencedoras da II GG, Hitler tinha um plano para transferi-los para Madagáscar, não sei se as pessoas que não concordam com a localização actual se sentiriam melhor....afinal de onde são os Judeus (Judeia?)... e é evidente que ninguém na altura iria adivinhar os problemas que adviriam, até porque ninguém tb ia adivinhar o poder que os estados Árabes iriam ter através do petróleo :), mas , na verdade, nem assim E tb há a questão de os Israelitas não estarem a ser muito simpáticos nestes dias...mas tenho que ir.
  • Manuel Sá
    12 out, 2017 Porto 19:52
    Para a d. Severa: Realmente dá-se pouco relevo às atrocidades estalinistas com destaque para os gulags. Na minha opinião isso deve-se, por exemplo, ao facto de esses campos estarem instalados a milhares de quilómetros de Moscovo, esquecidos no meio da neve, e os detentos serem todos (ou quase todos) russos (ou soviéticos como os P.C. de todo o mundo gostavam de chamar. Também há muitas poucas fotografias e filmes. Enquanto que do lado nazi, há milhares de fotografias, os prisioneiros- candidatos ao extermínio eram oriundos de quase todos os países da Europa, etc. Além disso como a URSS foi muito castigada, isso "ajuda" a desculpá-los. Há outros factores mas tenho de me retirar. Cumprimentos.
  • Luso
    12 out, 2017 Porto 19:18
    Não sendo Judeu e sim Católico acho incrível haver pessoas frias e psicopatas que ainda têm ódio tamanho sem igual fruto talvez da ignorância, da falta de empatia com o Ser Humano, todos, independente da cor, credo ou raça.
  • Severa
    12 out, 2017 Oliveira do Bairro 10:10
    Gosto de saber destes documentos, mas não consigo compreender porque se dá tanto foco aos campos de concentracão nazi e se ignora quase por completo o que a URSS fez, que foi ainda pior. Desde Gulags que duraram bem mais do que qualquer campo de concentracão até fomes induzidas. As pessoas parecem desconhecer que foram mortos mais Russos pela mão dos Russos do que na Guerra. E parecemos ignorar que Israel foi um pais falso, criado em cima de um territorio alheio e com constantes violacões dos direitos humanos por parte de Israel.
  • P.R.
    12 out, 2017 Olivença 09:51
    TUGA, não seja hipócrita, esta carta serve para recordar do que o ser humano é capaz!
  • TUGA
    12 out, 2017 lISBOA 08:42
    Esta notícia serve para quê???, para os judeus ocuparem mais uns territórios e assassinarem mais uns palestinianos sem se falar disso??

Destaques V+