Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há portugueses no estrangeiro com dificuldade em votar para as legislativas

25 set, 2019 - 12:33 • Redação

É o chamado voto em mobilidade no estrangeiro, mas parece que faltam boletins, segundo o relato que chegou à Renascença.

A+ / A-

O prazo termina amanhã, quinta-feira, mas há portugueses no estrangeiro em risco de não conseguirem votar para as legislativas a tempo.

Duarte Barbosa é um português de Lisboa que está a estudar em Seul e denuncia à Renascença as dificuldades que está a ter.

“Fui votar no segundo dia de voto antecipado, porque ontem não pude devido às aulas. Cheguei lá por volta das 15h e fiquei até às cinco da tarde para me dizerem que não havia boletins de voto suficientes e que não podia votar. Disseram que iriam tentar resolver, mas provavelmente não iria dar”, relata.

O voto em mobilidade no estrangeiro destina-se a pessoas que se encontrem fora de Portugal e não consigam estar no país a tempo das eleições. É o caso de Duarte Barbosa, que assim vota antecipadamente.

Mas o estudante queixa-se de ter sido “privado do direito de voto”, face às dificuldades encontradas.

O voto em mobilidade no estrangeiro é feito nas embaixadas e nos consulados locais e destina-se também a quem esteja a fazer tratamentos médicos, a dar aulas ou em missões de paz. O prazo para votar assim termina na quinta-feira, dia 26.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+