Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS perto da maioria absoluta; direita continua a descer nas sondagens

31 ago, 2019 - 09:52 • Redação

Uma direita cada vez mais fragmentada é ultrapassada pela esquerda, que já conta com mais de 60% das intenções de voto.

A+ / A-

A cinco semanas das eleições legislativas, uma sondagem coloca o PS à beira da maioria absoluta.

A sondagem da Pitagórica, divulgada este sábado por Jornal de Notícias e TSF, coloca o Partido Socialista (PS) com 43,6% das intenções de voto e o Partido Social Democrata (PSD) nos 20,4%.

Juntos, os partidos da esquerda valem mais de 60% dos votos, com a direita a cair nas intenções de voto dos portugueses.

Esta sondagem regista assim uma subida de 6,4 pontos percentuais para o PS entre abril e agosto (de 37,2% para 43,6%).

Em sentido contrário, o PSD continua em queda acelerada. De abril a agosto, os sociais-democratas perderam 5,2 pp (de 25,6% para 20,4%).

Se parte destes eleitores estarão a ir para o PS, há também quem se esteja a dispersar para outros partidos do centro-direita, como o Aliança e o Iniciativa Liberal. O partido de Santana Lopes mostra fortes possibilidades de eleição, com 1,5% de intenções de voto (registando assim um crescimento de 0,3 pontos percentuais face à sondagem de julho.

Também o Iniciativa Liberal de Carlos Guimarães Pinto regista fortes probabilidades de ganhar um assento na Assembleia da República, com 1,3% das intenções de voto.

Já o CDS continua a descer - em agosto, regista apenas 4,9% das intenções de voto.

À esquerda, o Bloco de Esquerda regista também um crescimento - reúne agora 10% das intenções de voto, seguido da CDU, com 6,6%.

Este foi o fim-de-semana escolhido pela maioria dos partidos para as “rentrées”. PS e CDS apostam na Madeira. Rio tem dose dupla para tentar contrariar as sondagens: sábado em Monchique, domingo em Castelo de Vide.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    31 ago, 2019 aldeia 13:15
    esta sondagem deve ser de alguém do PS!.............vamos esperar pelas eleições,pois o povo é que vota,não queiram influenciar já resultados,afinal estão com medo de quê?
  • Cidadao
    31 ago, 2019 Lisboa 12:10
    A Direita para se reinventar tem de clarificar ao que vem, lutar pelas bandeiras que eram suas e deixou que o PS as arrebatasse, e sobretudo de se deixar de derivas pseudo-liberais que já se viu serem rejeitadas pela Sociedade Portuguesa. Isto implica o regresso à Social-Democracia pelo PSD, e uma direita moderada pelo CDS, que os outros partidos da Direita são um delírio de um ex-PSD que teima em "andar por aí" e os outros são meros candidatos a populistas. Isto não se pode fazer com os atuais lideres: um provinciano tacanho sem ideias nem visão de fundo, que teima em falar a partir do Porto quando para o bem ou para o mal, as coisas se passam em Lisboa, e uma líder mais que queimada não só pelo que fêz nos governos PAF como por erros colossais de estratégia de que o caso dos professores é apenas um, entre muitos. Quanto à Maioria Absoluta para o PS, não acredito nela por mais que as sondagens digam o contrário. A verdadeira sondagem é dia 6 de Outubro e acho que o povo português anda mais avisado e prefere não dar Maioria Absoluta a quem já é arrogante e acha que não tem de dar contas a ninguém, mesmo em minoria. Como será com uma Maioria nas mãos?
  • 31 ago, 2019 11:13
    Nao me importo que a direita perca eleicoes" mas nao tirem a voz as pessoas!
  • 31 ago, 2019 Palmela 11:04
    A radio renascenca"tirou a voz de imediato a rui rio!
  • 31 ago, 2019 11:00
    Estas sondagens deviam ser proibidas"em democracia! I
  • 31 ago, 2019 10:48
    Rtp1, sic ,tvi, anda tudo no facebook do dr paulo morais!

Destaques V+