Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Fim dos excedentes. Municípios com défice de 15 milhões em 2021

28 set, 2022 - 16:00 • Sandra Afonso

As contas foram divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas. Os piores casos são o Cartaxo, Vila Franca do Campo e Vila Real de Santo António.

A+ / A-

Os municípios registaram um défice de 15 milhões de euros em 2021, o primeiro após sete anos de excedentes consecutivos.

As contas foram divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas (CFP), com dados de 299 dos 308 municípios do país, porque nem todos disponibilizaram ainda informação. Ainda assim, representavam mais de 98% da despesa em 2019.

A dívida total dos municípios caiu ligeiramente, mas 16 fecharam 2021 acima do limite legal. Os piores casos são o Cartaxo, Vila Franca do Campo e Vila Real de Santo António.

Oito autarquias chegaram ao final do ano com mais de um milhão de euros de dívidas em atraso. O pior caso é Vila Real de Santo António, que deve mais de 10 milhões, segue-se Setúbal, Penafiel, Tábua, Tabuaço, Freixo de Espada à Cinta, Paredes e Ponte da Barca.

No último ano, a receita das autarquias subiu 11%, mais do dobro do previsto. Receberam mais dinheiro com taxas e impostos, transferências do Orçamento e verbas comunitárias. A despesa aumentou quase 15%, sobretudo com pessoal e aquisição de bens e serviços.

Municípios gastam mais de 520 milhões com Covid

Em dois anos, entre 2020 e 2021, as autarquias pagaram cerca de 522 milhões em despesas com a pandemia, desde apoios à aquisição de bens e serviços.

Segundo este relatório, foram 211,4 milhões em 2020 e 310,8 milhões de euros no ano seguinte.

Os equipamentos de proteção individual e os apoios às famílias foram as rubricas mais pesadas, cada uma representou cerca de 180 milhões aos municípios, nos dois anos. Os apoios às empresas rondaram os 90 milhões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+