Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prestação da casa sobe em abril para contratos indexados à Euribor a 6 e a 3 meses

31 mar, 2022 - 16:29

A prestação paga pelos clientes bancários pelo crédito à habitação vai subir em abril nos contratos indexados à Euribor a seis e a três meses, face às últimas revisões, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

A+ / A-

A prestação paga pelos clientes bancários pelo crédito à habitação vai subir em abril nos contratos indexados à Euribor a seis e a três meses, face às últimas revisões, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros, a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e com um "spread" (margem de lucro do banco) de 1%, passa a pagar a partir de abril 455,00 euros, o que traduz uma subida de 7,46 euros face à última revisão em outubro.

Já no caso de um empréstimo nas mesmas condições (valor e prazo de amortização), mas indexado à Euribor a três meses, o cliente passa a pagar 449,11 euros, mais 2,82 euros do que paga desde janeiro.

Estes valores foram calculados tendo em conta as médias da Euribor no mês março, tendo sido a seis meses de -0,406% e a três meses de -0,495%.

Desde final de 2021 que acabaram as moratórias do crédito das famílias, que foram uma importante "folga" para as famílias nos momentos mais agudos da crise da pandemia da covid-19.

As taxas Euribor são o principal indexante em Portugal nos contratos bancários que financiam a compra de casa. A Euribor a seis meses é a mais usada, seguida da taxa a três meses.

Desde 2015 que as taxas de juro estão em terreno negativo. Contudo, caso se concretize a alteração da política monetária é possível que as taxas Euribor subam ligeiramente e com elas a prestação dos contratos de crédito à habitação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+