Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Fábrica fecha em S. João da Madeira e deixa 62 pessoas no desemprego

31 ago, 2021 - 16:00 • Sandra Afonso

Unidade fabril Armando Silva, especializada em produtos de gama alta, fecha as portas ao fim de 75 anos.

A+ / A-

A fábrica de calçado Armando Silva encerra e deixa 62 pessoas no desemprego até ao Natal. A empresa de São João da Madeira, com 75 anos de história, alega dificuldades, agravadas com a pandemia.

Os trabalhadores receberam agora a notificação final do despedimento coletivo, segundo o Sindicato Nacional dos Profissionais da Indústria e Comércio do Calçado, Malas e Afins, de Aveiro.

Em declarações à Renascença, a sindicalista Fernanda Moreira explica que os funcionários não vão sair todos ao mesmo tempo, mas até ao final do ano o processo estará concluído.

“A empresa decidiu fazer um despedimento coletivo, com encerramento da empresa. São 62 trabalhadores e nem todos têm o mesmo aviso prévio. Os que têm o máximo de aviso prévio são 75 dias, portanto, nem todos vêm embora ao mesmo tempo, mas até ao final do ano todos estarão no desemprego.”


A dirigente sindical explica ainda que entre os 62 trabalhadores há vários casais e diferentes idades: “tem lá de tudo, desde trabalhadores que estão perto da idade da reforma, tem outros que estão naquela fase um bocado difícil, com cerca de 55 anos, e tem mais jovens e alguns casais. Esta questão dos casais penso que são os que estão mais próximo da reforma”.

Segundo Fernanda Moreira, a fábrica alega falta de encomendas e escolheu fechar agora, enquanto ainda tem dinheiro para pagar aos trabalhadores.

A fábrica Armando Silva produz calçado de gama alta, para homens. Estes funcionários são altamente especializados e, se a economia recuperar, Fernanda Moreira acredita que podem ser rapidamente absorvidos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+