Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Barómetro ACEGE

Maioria dos empresários defende remodelação do Governo

09 jul, 2021 - 08:20 • Sandra Afonso

Apesar de mais de metade não esperar benefícios do Plano de Recuperação e Resiliência nem sérios impactos com o último recuo no desconfinamento, a esmagadora maioria dos inquiridos dá nota negativa à prestação do executivo. A maioria antecipa ainda uma “bolha imobiliária”. É o resultado do barómetro deste mês da ACEGE, em colaboração com a Renascença, Jornal Económico e Netsonda.

A+ / A-

Mais de 66% dos empresários e gestores dizem estar pessimistas sobre o futuro do país e mostram o cartão vermelho ao Governo.

Cerca de 77% defendem uma remodelação que inclua as pastas ligadas à atividade empresarial (Finanças, Economia, Trabalho, Infraestruturas, Ambiente, Agricultura e Mar). Outros 17% continuam a defender novas caras no executivo de António Costa, mas sem especificar áreas.

Apenas 5% rejeitam a necessidade de mudar a equipa governativa.

Quando questionados sobre o que está mal na economia, 8 em cada 10 defendem que está demasiado dependente do turismo. Para 7 em cada 10, o preço da habitação é demasiado elevado e podemos vir a enfrentar uma “bolha imobiliária”.

Quando olham para a própria empresa, o cenário não é tão negro: quase metade até revela otimismo.

A maioria continua a afastar o recurso aos fundos que estão a chegar de Bruxelas – mais de 6 em cada 10 não contam beneficiar do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência). Apenas 10% têm projetos apresentados, enquanto 23% admitem receber indiretamente este apoio.

Sobre o atual recuo no desconfinamento, só 27% esperam um impacto grave nos resultados da empresa e 7% muito grave. São mais os que admitem um efeito moderado nas contas (37%).

Só 10% preveem diminuir os trabalhadores até ao final do ano, a maioria (63%) continua apostada em manter a força de trabalho e 27% esperam mesmo contratar. Ainda assim, a maioria das novas contratações será para trabalho precário: contratos a prazo (39%), prestação de serviços (24%) ou estágios profissionais (10%). Apenas 27% dos novos contratos poderá ser sem termo.

A fechar, uma curiosidade: a moda das criptomoedas ainda não convenceu os empresários e gestores cristãos. Uma clara maioria, mais de 9 em cada 10, diz nunca ter investido nem pensa colocar o dinheiro nestas moedas virtuais.

O barómetro do mês foi realizado entre os dias 5 e 8 de julho, junto dos associados da ACEGE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João
    09 jul, 2021 Viseu 09:08
    Não queremos remodelação, mas eleições antecipadas. Devolver o poder ao povo, perante tantas indignidades... Os socialistas, como todos os marxistas, sabem berrar, mas não governar bem para servir o povo português.

Destaques V+