Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Infarmed

Mais de um milhão de medicamentos apreendidos em ano de pandemia

24 jun, 2021 - 09:00 • Marta Grosso

Suspeita de falsificação foi a principal causa de apreensão. Medicamentos para o sistema nervoso e a disfunção erétil são os mais apreendidos.

A+ / A-

Em 2020, foram apreendidas 1,1 milhões de unidades de medicamentos nas alfândegas portuguesas. Índia, Estados Unidos, Singapura, Suíça e China são os principais países de origem.

A notícia é avançada nesta quinta-feira pelo “Jornal de Notícias”, segundo o qual a interceção de medicamentos nas alfândegas por suspeita de falsificação subiu 57% face a 2019 e atingiu mesmo o valor mais alto dos últimos cinco anos.

Durante este mesmo período (últimos cinco anos), foram apreendidas três milhões de unidades – 38% das quais em 2020.

Os medicamentos para o sistema nervoso e para a disfunção erétil continuam a ser os mais apreendidos, refere o jornal, que cita o Infarmed para dizer que nenhuma das apreensões feita no ano passado dizia respeito a vacinas contra a Covid-19.

Depois de intercetados, a maioria dos fármacos (84%) foi devolvida ao remetente – o que ocorre quando está em causa a importação sem as autorizações legalmente exigidas.

Além disso, perto de 7,5% dos comprimidos foram destruídos por não terem as autorizações legalmente exigidas e o medicamento ou a substância ativa estarem referenciados como suspeita de falsificação.

O remanescente seguiu para análise pelo laboratório do Infarmed.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+