Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Altice avança para despedimento coletivo

22 jun, 2021 - 14:54 • Sandra Afonso , com redação

O anúncio do despedimento coletivo vai abranger "menos de 300 trabalhadores". Segue-se a um programa de saídas por mútuo acordo, que envolve cerca de 1.110 rescisões.

A+ / A-

A Altice Portugal vai avançar com o processo de despedimento coletivo, avançou esta terça-feira à Renascença fonte sindical.

Os representantes dos trabalhadores receberam carta da administração no sentido de avançar com um processo de despedimento coletivo.

A empresa de telecomunicações já confirmou entretanto, em comunicado, "que vai dar início, nas próximas semanas, a um processo de rescisões unilaterais de contratos de trabalho através de um despedimento coletivo".

A Altice diz que o despedimento coletivo vai envolver "menos de 300 funcionários", a quem "será dada a possibilidade de aceitarem condições de saída muito vantajosas quando comparadas às previstas na lei", e está inserido no plano de reorganização da empresa.

"É uma decisão difícil, mas que se afigura como indispensável, essencialmente devido ao contexto muito adverso que se vive no setor das comunicações eletrónicas", argumenta a empresa.

A administração da Altice queixa-se do "ambiente regulatório hostil, a falta de visão estratégica do país, o contínuo, lamentável e profundo atraso do 5G, bem como a má gestão deste dossier, e ainda as múltiplas decisões unilaterais graves da ANACOM e de outras autoridades, sempre com a cobertura da tutela, e que ao longo dos últimos 4 anos destruíram significativamente valor".

"Este contexto reforça e precipita a necessidade de se tomar decisões sempre difíceis, mas que se impõem num mercado desde logo exigente, mas cujo futuro é, no atual momento, cada vez mais incerto, sublinha o comunicado.

Em paralelo ao processo de despedimento coletivo, o presidente executivo da Altice Portugal "anunciou internamente que está a ser considerado um aumento salarial na empresa, de forma transversal, a incluir na revisão do Acordo Coletivo de Trabalho".

O Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Altice estava, pelas 14h45 desta terça-feira, reunida com a administração da empresa de telecomunicações.

O anúncio do despedimento coletivo segue-se a um programa de saídas por mutuo acordo, que envolve cerca de 1.100 rescisões com trabalhadores.

A Altice refere, no comunicado enviado à Renascença, que "fez crescer o número de colaboradores diretos nos últimos dois anos em 5.500, totalizando hoje 12.500. Hoje, direta e indiretamente, a Altice Portugal tem 17 mil colaboradores".

[notícia atualizada às 15h42]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O mexilhão
    22 jun, 2021 É quem se lixa sempre 14:24
    Quantos administradores de topo, daqueles com cadeira fixa no Conselho de administração também vão ser despedidos? Um, talvez dois... Ou nenhum?

Destaques V+