Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

APED defende venda dos autotestes nos super e hipermercados

11 abr, 2021 - 10:04 • Lusa

Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição diz que setor quer estar "na parte da solução" e ajuda não seria para "fazer negócio".

A+ / A-

O diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) defendeu, em entrevista à Lusa, a venda dos autotestes covid-19 nos supermercados e hipermercados, salientando que o setor quer estar "na parte da solução".

Gonçalo Lobo Xavier classificou de "muito importante" o facto de os autotestes covid-19 "já estarem a ser vendidos em farmácias e parafarmácias" e defendeu que, "à semelhança do que tem sido feito noutros países, se possa alargar a venda noutras áreas, concretamente de supermercados e hipermercados".

O diretor-geral da APED sublinhou que a vida dos associados do retalho alimentar "é vender produtos essenciais", recordando o seu papel na venda de equipamentos de proteção individual durante a pandemia, como máscaras, álcool gel, entre outros.

"Nenhum deles quer fazer negócio" com isso, "até porque há regras e há limites do ponto de vista do lucro" para equipamentos de proteção individual, destacou.

"No caso dos autotestes é a mesma coisa: nós queremos ajudar a disponibilizar à população mecanismos que sejam importantes para combater a pandemia", sublinhou Gonçalo Lobo Xavier.

Na entrevista, o responsável lançou um apelo de que é "preciso valorizar a carreira no setor da distribuição".

A distribuição alimentar, disse, "tem um processo de carreiras que deve ser valorizado, foram os nossos colaboradores que tiveram desde o princípio [da pandemia] na linha da frente, que asseguraram que nada faltava na vida dos portugueses do ponto de vista de bens essenciais, leia-se retalho alimentar", prosseguiu. .

"Mas há também as outras carreiras que devem ser valorizadas e que hoje têm que ser inventadas", acrescentou.

"Nós percebemos todas as prioridades que são definidas em termos de vacinação de setores, dos setores das pessoas ligadas à saúde, sem dúvida, não nos queremos pôr, nem colocar em "bicos de pés", mas queremos que olhem para nós como pessoas que estiveram e estão todos os dias na linha da frente e que merecem uma atenção especial", sublinhou o responsável.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o aumento dos preços dos bens essenciais durante o primeiro ano da pandemia de covid-19 só começou a abrandar em dezembro do ano passado.

Instado a comentar o tema, o diretor-geral da APED salientou que "o aumento dos preços não reflete apenas, ou sobretudo não reflete um aumento da margem na distribuição alimentar", considerando que "há vários mitos" que é preciso "desmistificar".

Citou estudos do EuroCommerce que "indicam que as margens no retalho alimentar estão na ordem dos 2%, 3%, enquanto, por exemplo, na indústria de processados, de alimentação processada, as margens estão entre os 15% e os 30%, diferentes em função do produto".

A isso acresce, no caso da produção agrícola, segundo o EuroCommerce, que "só cerca de 17%, 18% da produção agrícola europeia é comprada diretamente pela distribuição", sendo o restante comprado pela indústria, apontou.

"Portanto, estamos aqui perante alguns dados que permitem ter uma leitura um bocadinho mais equilibrada de como se forma o preço que nós apresentamos finalmente ao nosso cliente", afirmou.

"Os nossos associados do alimentar estão muito à vontade nesta matéria, na medida em que os preços refletem os preços de custo que estão associados quer à produção agrícola, que é diretamente comprada aos agricultores, quer a que é comprada à indústria", disse o responsável da APED.

Por isso, "se houve aqui algum crescimento", como referem os dados do INE, "são crescimentos residuais, mas que refletem também um aumento da procura e que tiveram que ser refletidos no preço final a entregar ao consumidor", argumentou.

"Não se pense que este aumento de faturação é o reflexo do aumento dos preços finais ou sequer se isto representa um ganho da mesma proporção para o setor alimentar", reforçou, apontando que devido à pandemia cada insígnia teve de realizar "um investimento brutal na ordem dos 2%, 3%" face ao orçamento para garantir a limpeza dos espaços, ter equipamentos de proteção individual, reestruturar lojas, para cumprir as regras de segurança e as recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS).

De acordo com o barómetro da APED, a faturação no retalho alimentar cresceu 8%, enquanto o retalho especializado registou uma queda de 15%, "valores que contribuem para o decréscimo total do setor de 1,5%".

Gonçalo Lobo Xavier salientou que o crescimento da faturação dos associados "não foi por via do aumento dos preços", apontando que o retalho é constantemente auditado e fiscalizado pelas autoridades, em concreto pela ASAE.

"E até agora não temos indicação de nenhuma contraordenação nesta matéria", rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+